Alimentação saudável garante o bom funcionamento do organismo

Samel Saúde
5 de outubro de 2016

Para seguir uma dieta saudável é preciso evitar o consumo de certos alimentos que podem ser prejudiciais e abastecer diariamente o organismo com quantidades adequadas de nutrientes, como proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e fibras.

A nutricionista do Hospital Samel, Katiucia Naiara Rosas, informa que “não é apenas a quantidade de comida consumida que engorda, mas, principalmente, a sua qualidade. Enquanto um grama de carboidrato ou um grama de proteína produzem quatro calorias, a mesma quantidade de gordura produz nove calorias, mais que o dobro”.

Com atitudes realistas e respeitando os padrões culturais e preferências individuais, é possível eliminar maus hábitos, ajustar a quantidade e melhorar a qualidade da alimentação. “Isso se chama reeducação alimentar”, ressalta a nutricionista.

Atenção às calorias

Para manter uma alimentação saudável, a nutricionista Katiucia Naiara deu algumas dicas. Confira:

É preciso ter cuidado com o consumo de maionese, manteiga, creme de leite, chantilly, frituras, embutidos, frios, carnes gordas e molhos e doces gordurosos.

“Coma mais vezes por dia, ingerindo menor quantidade de alimentos em cada refeição”. Segundo Katiucia, o ideal é fazer entre 5 ou 6 refeições diárias.

Antes do almoço e do jantar, experimente comer uma fruta. “Este procedimento ajuda a moderar o apetite, fazendo com que comamos menos durante as refeições”.

Mastigue bem os alimentos e aprenda a saboreá-los. “A mastigação estimula o centro da saciedade localizado no cérebro, promovendo uma sensação de satisfação. Mas isso leva de 20 a 30 minutos para ocorrer”. Portanto, evite comer muito rápido, para não continuar sentindo fome.

Inicie o almoço e o jantar com a salada, pois as fibras presentes nas verduras e legumes propiciam a saciedade, ajudando-nos a controlar o consumo dos pratos quentes, normalmente mais calóricos.

Beba bastante água durante o dia: de 6 a 8 copos. “Além de ser muito importante para a hidratação, a água contribui para a eliminação das toxinas, por meio de um bom funcionamento renal e intestinal”.

Cuidado com a falsa ideia de que alimento sem colesterol é também alimento sem gordura. E lembre-se que qualquer gordura fornece 9 calorias por grama. Portanto, até excelentes fontes de gordura, como o azeite de oliva, por exemplo, devem ser consumidas com moderação.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Para seguir uma dieta saudável é preciso evitar o consumo de certos alimentos que podem ser prejudiciais e abastecer diariamente o organismo com quantidades adequadas de nutrientes, como proteínas,...

Para seguir uma dieta saudável é preciso evitar o consumo de certos alimentos que podem ser prejudiciais e abastecer diariamente o organismo com quantidades adequadas de nutrientes, como proteínas,...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...