Com que Frequência Devo Fazer Exame de Vista?

Samel Saúde
15 de outubro de 2019

Há diversos procedimentos que devem ser realizados por todos de maneira periódica, e o exame de vista é um deles. Porém, é comum encontrarmos pessoas que têm dúvidas sobre a frequência com a qual é necessário realizá-lo. 

Ao longo deste artigo nós vamos falar um pouco mais sobre o assunto, explicar a importância do oftalmologista e que tipo de condição pode ser diagnosticada por meio desse exame de rotina. Confira abaixo o que preparamos!

O que faz um oftalmologista? 

Antes de saber com que frequência você deve fazer um exame de vista, é preciso entender um pouco mais sobre o oftalmologista, médico responsável pela realização desse tipo de procedimento. 

A oftalmologia é a especialidade médica responsável por tratar dos olhos humanos e de suas enfermidades. Ou seja, ele estuda, diagnostica e oferece tratamento para doenças do sistema visual de nosso corpo. 

O profissional dessa área pode, ainda, se especializar em algum segmento, como oftalmologia pediátrica, plástica ocular, glaucoma, transplante de córnea ou até mesmo estrabismo e doenças das vias lacrimais.  

Afinal, com que frequência devo fazer o exame de vista? 

Agora que você já sabe quais são as funções de um oftalmologista, vai ficar mais fácil entender qual a frequência ideal para realizar um exame de vista. 

O objetivo do teste oftalmológico tradicional é identificar disfunções como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Essas condições podem se desenvolver a qualquer momento da vida, da primeira infância até a terceira idade. 

Portanto, o check-up dos olhos deve ser realizado anualmente. Dessa forma, você garante que, mesmo tendo desenvolvido alguma condição, começará o prognóstico adequado no tempo ideal. 

Se você trabalha utilizando o computador ao longo do dia ou pratica esportes de contato, por exemplo, essa frequência é ainda mais importante. 

Vale lembrar, também, que é nesse tipo de consulta que se pode identificar outras condições, como ceratocone e os primeiros sinais de perda de visão — doenças muito mais complexas e perigosas. 

Não subestime o exame de vista e visite um médico especialista anualmente para ter certeza de que sua saúde ocular está bem. 

Gostou de aprender um pouco mais sobre o oftalmologista e a frequência do exame de vista? Confira o blog da Samel para continuar aprendendo e mantenha sua família saudável! 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Há diversos procedimentos que devem ser realizados por todos de maneira periódica, e o exame de vista é um deles. Porém, é comum encontrarmos pessoas que têm dúvidas...

Há diversos procedimentos que devem ser realizados por todos de maneira periódica, e o exame de vista é um deles. Porém, é comum encontrarmos pessoas que têm dúvidas...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...