Como recuperar olfato e paladar após a covid-19? A Samel ajuda

Samel Saúde
26 de fevereiro de 2021

A perda de olfato e paladar é apenas um dos sintomas que podem se manifestar em pacientes com covid-19. Em muitos casos, os sentidos retornam em poucos dias, mas há relatos de pessoas que ficam meses sem senti-los. Então como recuperar o olfato e o paladar após a doença? É o que você vai conferir neste artigo.

A Samel Planos de Saúde reuniu dicas de especialistas para ensinar a aplicar a chamada “fisioterapia de cheiro” usando produtos que você pode ter na despensa de casa. Acompanhe!

Covid-19: Como a infecção prejudica os sentidos?

Há estudos que mostram que o Sars-Cov-2 altera a estrutura de suporte das terminações nervosas olfatórias, causando a perda dos sentidos, como é comum em outros tipos de infecções respiratórias. 

A hiposmia (perda parcial) e a anosmia (perda total do olfato) são frequentes em síndromes gripais, mas logo desaparecem quando o paciente se cura. Porém, no caso da covid-19, os pacientes têm um processo de recuperação um pouco mais lento. 

Alguns relatam que os sentidos permanecem inativados por um longo período, às vezes por meses, mesmo após a cura da doença. 

De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL – CCF), 13,9% dos pacientes não recupera a capacidade de sentir cheiros e sabores.

Embora a hiposmia e anosmia sejam mais comuns, pacientes de covid-19 também podem apresentar: 

  • Parosmia: olfato distorcido, ou seja, quando o paciente sente um cheiro “bom” mas o cérebro interpreta como “ruim” ou vice versa;
  • Fantosmia: quando a pessoa sente cheiros que não existem.

 

Em todos os casos, os pacientes podem contar com ajuda de exercícios feitos em casa para ajudar a recuperar os sentidos. Continue a leitura.

Como recuperar olfato e paladar?

Ao ser consultado, um otorrinolaringologista pode recomendar a fisioterapia de cheiro, com treinos que estimulam a reversão do quadro. É possível realizar os exercícios com produtos caseiros que ajudam a estimular o nervo olfatório e as conexões cerebrais.  

Veja a seguir quais produtos usar e como praticar os exercícios. 

Treinamento do olfato 

Para a fisioterapia de cheiro, o paciente pode usar produtos com aromas fortes e bem característicos, como:

  • Café;
  • Cravo;
  • Mentol;
  • Baunilha;
  • Menta (pasta de dente);
  • Vinagre;
  • Tangerina (suco);
  • Eucalipto;
  • Limão;

É preciso separar quatro produtos para cada exercício por dia. Cada aroma deve ser inalado por cerca de 10 segundos, com intervalo de 15 segundos de um para outro. Os especialistas indicam que o treinamento deve ser feito duas vezes ao dia. 

O tempo necessário para a recuperação dos sentidos varia de paciente para paciente. Em casos de lenta progressão, a terapia pode ser necessária por 24 meses ou até que a comunicação do órgão olfativo com o cérebro seja restaurada.  

Durante o uso dos produtos, é importante ficar alerta para irritações e alergias que possam surgir. Caso algum sintoma se manifeste, o indicado é descontinuar o uso ou substituir o aroma.

Leia também:

Como uma pessoa assintomática transmite o coronavírus? Entenda

Como as vacinas agem no organismo de uma pessoa? Leia e descubra

Treinamento do paladar

No caso do paladar, ainda não está claro se o vírus afeta os nervos ou as papilas gustativas. O que se sabe é que ambos, olfato e paladar, são extremamente dependentes um do outro. 

É por isso que os pacientes infectados pelo novo coronavírus geralmente perdem ambos os sentidos de uma vez. 

Embora não exista um padrão de tratamento, os exercícios indicados para a recuperação do paladar podem seguir o mesmo método do treinamento de cheiro. 

Para isso, é indicado investir na variedade de alimentos, dando preferência aos que predominam os cinco sabores conhecidos: azedo, amargo, doce, salgado e umami

Também são indicados o consumo de alimentos que ajudam a produzir mais saliva e facilitam a deglutição. São eles:

  • Carnes;
  • Peixes;
  • Vegetais;
  • Cenoura:
  • Milho:
  • Ervilha;
  • Tomate, entre outros. 

Os alimentos devem ser ingeridos devagar, estando o paciente aberto às sensações que o alimento produz durante a mastigação. 

Essa percepção sensorial, tanto no treinamento de cheiro quanto no do paladar, é fundamental para que os exercícios proporcionem uma rápida recuperação dos sentidos. 

São necessários medicamentos?

Existem medicamentos que ajudam na restauração do olfato e paladar, mas eles só podem ser usados no tratamento sob prescrição de um médico otorrinolaringologista. 

Em todo o caso, os exercícios de cheiro e paladar são fundamentais para o tratamento. 

Este artigo ajudou você? Agora que você já sabe como recuperar olfato e paladar perdidos durante a covid-19, não deixe de compartilhar este conteúdo com os seus amigos. Não deixe de conferir também outro destaque do nosso blog: Qual a importância da fisioterapia no tratamento da covid-19? Veja

como recuperar olfato e paladarcomo recuperar os sentidoscoronavíruscovid-19olfato e paladar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

A perda de olfato e paladar é apenas um dos sintomas que podem se manifestar em pacientes com covid-19. Em muitos casos, os sentidos retornam em poucos dias, mas há ...

A perda de olfato e paladar é apenas um dos sintomas que podem se manifestar em pacientes com covid-19. Em muitos casos, os sentidos retornam em poucos dias, mas há ...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...