Cuidados com o coração: 7 práticas que vão melhorar a sua saúde

Samel Saúde
29 de setembro de 2020

Investir nos cuidados com o coração ajuda a prevenir uma série de doenças. Entre as mais comuns no mundo e que preocupam as autoridades de saúde estão:

  • Infarto agudo do miocárdio;
  • Insuficiência cardíaca congestiva;
  • Aneurisma da aorta;
  • e enfermidades das artérias coronárias.  

Grande parte das doenças do coração são consequências dos maus hábitos alimentares, sedentarismo e fatores emocionais, como estresse e depressão. 

Por isso, é fundamental que os cuidados com a saúde comecem ainda na juventude, garantindo uma melhor qualidade de vida no futuro. Confira neste artigo 7 práticas que podem ajudar você nesse objetivo. 

Boa leitura! 

 

7 cuidados com o coração para adotar hoje mesmo 

 

  1. Invista em uma alimentação saudável

A correria do dia a dia muitas vezes impede que as pessoas se dediquem a um bom hábito alimentar. Mas isso, mais cedo ou mais tarde, trará consequências, e é melhor se prevenir.

Elimine da sua dieta os alimentos processados, que são ricos em gorduras e substâncias nocivas ao corpo. As gorduras trans e saturadas, muito presentes em fast-foods e comidas processadas, são as que mais colaboram para o surgimento de doenças do coração.  

Já o excesso de sal pode elevar a pressão arterial, o que exige mais força do coração para bombear o sangue. 

Por isso, reveja sua dieta. Prefira alimentos naturais e orgânicos, como:

  • Frutas;
  • Legumes;
  • Verduras;
  • Grãos;
  • Cereais;
  • Carnes magras.

 

  1. Monitore o seu peso

Os números da balança são indicativos de que a saúde precisa de cuidados. O excesso de peso está associado ao colesterol alto, hipertensão e diabetes, doenças que afetam o coração.

Por isso, é importante abandonar o sedentarismo e praticar atividades físicas regularmente. Os exercícios ajudam a perder peso, eliminar gorduras, exercitar a respiração e o coração e melhorar o condicionamento físico. 

Se você ainda não é adepto das atividades físicas, comece com 30 minutos diários de caminhada. Depois aumente o ritmo gradativamente, com corridas e andar de bicicleta. O seu coração agradece.

 

Confira também:

Quais alimentos ajudam a diminuir o colesterol?

 

  1. Cuidado com o que você ingere

Há quem defenda que beber uma cervejinha uma vez ou outra não faz mal à saúde. O problema mesmo está no excesso. Além de provocar problemas no fígado, o álcool também afeta o restante do corpo, inclusive o coração. 

O consumo exagerado pode levar ao infarto e até mesmo desencadear uma insuficiência cardíaca.  Isso porque o etanal danifica as células musculares do coração, uma condição chamada de miocardiopatia alcoólicas.

Além disso, a substância pode provocar o fechamento das artérias e ao desenvolvimento de arritmia. Por isso, evite o consumo excessivo de álcool.

 

  1. Não fume

O tabagismo também é um hábito associado a problemas no coração. As substâncias químicas presentes no tabaco, como a nicotina, provocam o estreitamento das artérias, aumentando a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Já o dióxido de carbono da fumaça do cigarro faz com que o coração trabalhe mais para oxigenar o organismo. Isso aumenta as chances de um ataque cardíaco. 

Por isso, elimine da sua vida o hábito de fumar.

 

  1. Fuja do estresse excessivo 

Quem não lida com problemas no dia a dia? Eles são normais, porém o excesso de estresses diários pode desencadear doenças dos mais variados tipos – inclusive do coração – mesmo que indiretamente. 

Isso porque o fator emocional influencia comportamentos nocivos à saúde, como a ingestão de bebidas alcóolicas, maus hábitos alimentares e tabagismo, por exemplo.

Sem falar da irritabilidade e mau humor, que também provocam alterações no ritmo cardíaco. Por isso, evite o quanto puder situações tensas e estressantes. 

 

  1. Controle a sua pressão arterial

Assim como o peso, a pressão arterial pode sinalizar alterações no organismo. Por isso, é fundamental controlá-la, isto é, saber se os níveis estão regulados ou se apresentam problemas, como a hipertensão.

Isso mesmo, não basta checar apenas nos exames de rotina anuais, principalmente se você já apresentou sintomas relacionados à pressão. É preciso fazer o controle com maior frequência e aumentá-la conforme o passar do tempo.

E não esqueça que a boa alimentação e a prática de atividades físicas são essenciais para esse controle.

 

  1. Vá ao médico regularmente

Para quem mantém um estilo de vida saudável, o indicado é fazer um check up pelo menos uma vez por ano. Já para quem possui histórico de doenças na família, o indicado é aumentar essa frequência, de acordo com as indicações médicas.

Isso porque algumas doenças relacionadas ao coração são silenciosas e só manifestam sinais em estágios mais avançados. É melhor se prevenir, concorda?

Neste artigo você conferiu os principais cuidados com o coração. Não deixe de seguir as dicas para obter uma melhor qualidade de vida. Leia também: Consumo de bebidas açucaradas eleva o risco de diabetes tipo 2.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Investir nos cuidados com o coração ajuda a prevenir uma série de doenças. Entre as mais comuns no mundo e que preocupa...

Investir nos cuidados com o coração ajuda a prevenir uma série de doenças. Entre as mais comuns no mundo e que preocupa...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...