7 exames preventivos que todo homem deve incluir na rotina

Samel Saúde
12 de novembro de 2020
Ouvir artigo

Os exames preventivos são grandes aliados para detecção de doenças na fase inicial. Embora indispensáveis, muitos homens não costumam incluí-los na rotina, o que pode ser um fator de alto risco para a saúde. 

 

Eles podem identificar doenças num momento em que há grandes chances de cura. É o caso do câncer de próstata, por exemplo.  

 

Se você ainda não tem esse hábito, é hora de mudar. Neste artigo, nós vamos mostrar quais os exames preventivos mais indicados para cada fase da vida. Confira!

1. Níveis de colesterol

Homens, em geral, têm mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares, e o colesterol alto é um dos fatores determinantes. Por isso, é recomendado que o exame de colesterol seja feito a partir dos 20 anos, periodicamente. Ou seja, com um intervalo médio de 2 anos. 

 

Caso a família possua histórico de diabetes, pressão alta e doenças cardíacas, é importante redobrar a frequência para pelo menos uma vez por ano. O exame para avaliar os níveis de colesterol no sangue é simples, basta uma pequena coleta de sangue. 

2. Teste de glicemia

Assim como o exame que avalia os níveis de colesterol, o teste de glicemia também deve ser incluído na rotina. O exame ajuda a monitorar a taxa glicêmica, que é um fator associado ao diabetes, doença silenciosa que muitas vezes só apresenta sintomas na fase mais avançada.  

 

É indicado realizar o teste de glicemia todos os anos, a partir dos 20 anos de idade, principalmente quando há histórico familiar da doença.  

 

Para fazer o teste, é importante estar em jejum de 12 horas, sem consumir nenhum tipo de alimento ou bebidas, apenas a água é permitida. O jejum viabiliza um resultado mais assertivo e seguro do exame. 

3. Detecção de ISTs

As ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) englobam uma série de doenças, como: sífilis, hepatite C, HIV, entre outras. Elas podem afetar pessoas de todas as idades a partir de uma relação sexual desprotegida. 

Em muitos casos, a infecção permanece no organismo por longos períodos sem apresentar qualquer sintoma.  

Por isso, além de usar preservativos em todas as relações, é fundamental fazer o exame sorológico regularmente. O teste é feito gratuitamente pela rede pública de saúde, assim como o tratamento, caso dê positivo. 

 

Não deixe de conferir também:

Novembro o quê? Entenda a importância do movimento Novembro Azul. Saiba como tudo começou! 

4. Índice de massa corporal (IMC)

Controlar o peso é importante para o homem em qualquer idade. Afinal, o sobrepeso e a obesidade podem acarretar diversos problemas de saúde, como: diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, etc. 

 

Por isso, calcular o índice de massa corporal é importante para saber se está na hora de rever a sua alimentação ou iniciar um tratamento de saúde. 

 

Lembre-se que antes de começar a praticar atividades físicas, é importante fazer uma avaliação médica para evitar possíveis complicações.  

5. Exame do coração

Os problemas cardiovasculares são mais frequentes em homens do que em mulheres. Por isso, os médicos recomendam que eles incluam os seguintes exames na rotina:

 

  • Ecocardiograma;
  • Aferição da pressão arterial;
  • Testes ergométricos;
  • Eletrocardiograma. 

 

Em geral, quando há histórico familiar de obesidade, hipertensão, colesterol alto, diabetes e outras condições relacionadas a doenças cardiológicas, deve-se fazer um check-up anualmente a partir dos 20 anos. 

 

Para quem possui um estilo de vida saudável, com práticas de atividades físicas e alimentação balanceada, os mesmos exames podem ser feitos com intervalo de dois anos, a partir dos 45 anos. 

6. Colonoscopia

O câncer no reto ou no intestino grosso, assim como outras doenças do intestino, são mais comuns em homens, principalmente após os 50 anos. O exame indicado para detectar problemas precocemente é o de colonoscopia. 

 

O procedimento consiste em uma análise minuciosa da mucosa intestinal com o auxílio de um tubo óptico e introduzido no reto. O exame identifica feridas e outros sinais que possam indicar anormalidades na parede do intestino. 

 

É recomendado que a colonoscopia seja incluída na rotina a partir dos 50 anos, mas, caso haja histórico familiar, também pode ser feita antes. 

7. Exame de próstata

Um dos exames que despertam a desconfiança dos homens é o exame de toque retal. Apesar de polêmico e rodeado de preconceitos e tabus, o exame de toque retal pode salvar vidas, uma vez que detecta o câncer de próstata ainda na fase inicial.  

 

O diagnóstico precoce eleva as chances de cura para mais de 90% e ele só é possível por meio do exame de toque real, associado ao de PSA (coleta de sangue).  

 

Eles são recomendados para homens a partir dos 40 anos quando há fatores de risco e histórico familiar da doença. Caso contrário, é recomendado a partir dos 50 anos, pelo menos uma vez ao ano.  

 

Agora que você já sabe quais os exames preventivos indicados para os homens, não deixe de incluí-los na rotina. 

 

Na Samel, você tem à disposição o Ambulatório da Saúde do Homem. Um setor dedicado aos cuidados com a saúde masculina, onde o paciente recebe um atendimento personalizado. 

 

O agendamento pode ser feito pelo Aplicativo da Samel, disponível para Android ou IOS. Ou ainda pelo site, Clicando Aqui

 

Leia também mais um destaque do nosso blog: Consumo de bebidas açucaradas eleva o risco de diabetes tipos 2

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Os exames preventivos são grandes aliados para detecção de doenças na fase inicial. Embora indispensáveis, muitos homen...

Os exames preventivos são grandes aliados para detecção de doenças na fase inicial. Embora indispensáveis, muitos homen...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos ...