Prevenção de acidentes: veja 4 dicas para a segurança no trabalho

Samel Saúde
7 de dezembro de 2020

De acordo com a Previdência Social, são registrados 700 mil acidentes de trabalho por ano no Brasil. O número coloca o país em quarto lugar no ranking mundial, segundo dados do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho. Por isso, falar de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho é tão importante. 

Afinal, prezar pela segurança durante as atividades é um dever tanto do empregador quanto do empregado, concorda? 

Neste artigo, a Samel vai mostrar 4 dicas de segurança para evitar acidentes de trabalho. Acompanhe!

4 dicas de prevenção de acidentes

1. Seja bastante atencioso

No dia a dia, a atenção é um fator essencial para o bom desenvolvimento das atividades, seja em casa, seja no lazer, seja no trabalho. Especialmente em situações que envolvam riscos, é importante ter prudência. 

Para evitar problemas, nada melhor do que estar livre de distrações, como conversas, celular e até mesmo do cansaço. Tudo isso pode expor o trabalhador a acidentes, ainda que de forma involuntária. 

Por isso, o ideal é que antes de qualquer atividade, o trabalhador conheça os fatores que podem pôr em risco a sua integridade. Diante dessa observação, manter a atenção redobrada e cumprir com responsabilidade suas atividades.

2. Use sempre os equipamentos de segurança

Quem trabalha no setor de construção civil, por exemplo, está naturalmente sujeito às atividades de risco. E nesse caso, não tem para onde fugir, é preciso utilizar todos os equipamentos de segurança, também chamados de EPIs, como:

  • Capacete de segurança;
  • Óculos de proteção;
  • Luvas de segurança;
  • Cinturões de segurança;
  • Máscaras e respiradores;
  • Produtores auditivos;
  • Galochas e sapatos apropriados.

 

Além destes equipamentos de uso pessoal, é importante utilizar ferramentas que também protegem toda a equipe. Aqui incluímos: cabos de aço para subir e descer paredes, corrimões, escadas, etc. 

Eles são importantes para proteger contra escorregões, quedas, baques, poeiras, perfurações e tudo que possa interferir na integridade física do trabalhador.

3. Mantenha o local de trabalho limpo e organizado

Essa dica se aplica a diversos ambientes de trabalho, do escritório à construção civil. Afinal, a desorganização também pode ser responsável por acidentes de trabalho. 

Por exemplo, uma caixa deixada no caminho, uma ferramenta largada no chão, um produto vazando pelo piso e outros desleixos podem custar caro.  

Portanto, é sempre bom prezar pela organização do local, obrigação que deve partir de todos que ocupam os espaços. O trabalho em equipe resulta em mais segurança e uma prevenção de acidentes mais eficaz. 

Confira também:

Como identificar um possível AVC?

Como escolher o melhor laboratório para realizar exames de rotina? 

4. Use sempre ferramentas em boas condições

Em qualquer atividade de trabalho é importante usar ferramentas em bom estado de conservação e manutenção. Isso porque grande parte dos acidentes envolvem falhas nessas ferramentas, o que invariavelmente prejudica o trabalhador. 

E, por falar nisso, empresas em operação devem cumprir uma série de requisitos dos órgãos reguladores. Entre eles, licença do corpo de bombeiros e alvará de funcionamento, que dispõem de exigências em relação à segurança dos equipamentos.

Portanto, cabe à empresa cumprir tais exigências e, se for o caso, providenciar a troca das ferramentas defeituosas e proporcionar melhores condições de trabalho, a fim de garantir a segurança de seus funcionários.  

Colocando em prática essas dicas de prevenção de acidentes, você contribui para um ambiente de trabalho seguro e saudável. No blog da Samel você encontra também outros conteúdos relacionados. Clique aqui e confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

De acordo com a Previdência Social, são registrados 700 mil acidentes de trabalho por ano no Brasil. O número coloca o ...

De acordo com a Previdência Social, são registrados 700 mil acidentes de trabalho por ano no Brasil. O número coloca o ...

MAIS LIDAS

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Homens também precisam incluir exames preventivos na rotina para monitorar a saúde e ter mais ...

Manter a segurança durante as atividades no trabalho é uma obrigação de todos. Que tal ...