10 Sintomas de Rinite Alérgica Para Ficar Atento

Samel Saúde
30 de maio de 2019

Você sabia que, de acordo com dados da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia), cerca de 26% das crianças e 30% dos adolescentes brasileiros sofrem com os sintomas de rinite alérgica? Apesar de ser uma doença inofensiva — ou seja, não apresentar riscos ao paciente — ela incomoda, então é preciso ficar atento.

Reunimos os principais sintomas da rinite para te ajudar a identificar a existência da condição. Porém, vale lembrar que apenas um médico especializado poderá proporcionar um prognóstico adequado, então não deixe de consultar um.

O que é a rinite alérgica?

Antes de te apresentar aos principais sintomas de rinite alérgica, vamos explicar exatamente o que é a doença e porque ela se manifesta no corpo humano.

Em suma, a rinite é uma inflamação da mucosa que reveste a cavidade do nariz e seios da face, gerando uma reação imunológica do corpo a partículas inaladas que são consideradas estranhas por nós. Como consequência, o corpo passa por uma série de reações alérgicas.

As causas da doença são variadas, mas, em geral, ela é desencadeada pela presença de substâncias alergênicas presentes no ambiente, como a poeira doméstica (principalmente nas grandes cidades), os ácaros, vírus ou bactérias.
Vale lembrar, também, que também existem rinites que não são alérgicas, como a medicamentosa, vasomotora, entre outras.

Quais são os principais sintomas de rinite alérgica?

Agora que você já entende exatamente o que é a doença e quais são as suas causas, chegou a hora de conhecer os principais sintomas de rinite alérgica. Veja:

irritação no nariz, nos olhos, na boca, na garganta ou em outros locais do corpo humano;

  • congestão nasal;
  • coriza (secreção) clara e abundante;
  • olhos lacrimejantes;
  • diminuição na capacidade de audição e olfato;
  • espirros;
  • olhos inchados;
  • fadiga e irritabilidade;
  • tosse;
  • olheiras.

Lembre-se de nunca se automedicar e sempre buscar o auxílio de um profissional especializado na área para te ajudar a compreender quais devem ser os próximos passos para evitar a rinite.

Alguns testes alérgicos podem vir a ser necessários para definir o tratamento adequado para a sua condição específica.

Lembre-se de que o blog da Samel sempre conta com conteúdos informativos como esse para te ajudar a cuidar ainda melhor de você e de sua família. Confira as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Você sabia que, de acordo com dados da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia), cerca de 26% das crianças e 30% dos adolescentes brasileiros sofrem com os sintomas de rinite alérgica?...

Você sabia que, de acordo com dados da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia), cerca de 26% das crianças e 30% dos adolescentes brasileiros sofrem com os sintomas de rinite alérgica?...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...