4 Dicas Rápidas de Como Aliviar os Sintomas da TPM

Samel Saúde
31 de março de 2021

Um estudo desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas em parceria com o Centro de Pesquisa em Saúde Reprodutiva concluiu que oito em cada dez brasileiras, entre 18 e 35 anos, sofrem com a tensão pré-menstrual. Isso significa que são mais de 40 milhões de mulheres acometidas no período que dura, em média, seis dias. Foi pensando nisso que resolvemos ensinar como aliviar os sintomas da TPM. Confira nossas dicas!

1. Faça atividades físicas

Para saber como aliviar os sintomas da TPM, saiba que realizar atividades físicas é a melhor maneira de conseguir. Opte por alongamentos e treinos aeróbicos mais leves, sempre dando preferência aos circuitos mais curtos. Fazer esporte auxilia na circulação linfática e libera endorfina, o que provoca a sensação de prazer, além, é claro, de ajudar no funcionamento do intestino.

2. Coma chocolate

Comer chocolate é uma ótima forma de contornar o mau humor e uma tática de como aliviar os sintomas da TPM, já que suas substâncias também ajudam na liberação de serotonina no corpo. Porém, estudos indicam que o desejo de chocolate está diretamente relacionado a deficiência de magnésio, já que o cacau é um alimento rico neste componente.

Portanto, pode-se sim comer um pouquinho de chocolate, mas para evitar esse tipo de desejo, o ideal é investir em uma alimentação rica em grãos como soja, aveia, arroz integral, feijão e até mesmo o tomate, todos ricos em magnésio.

Leia também:

Como recuperar olfato e paladar após a covid-19? A Samel ajuda

Como as vacinas agem no organismo de uma pessoa? Leia e descubra

3. Chá de camomila e valeriana

Muitas pessoas contam com a ansiedade aumentada durante a época de tensão pré-menstrual, e uma ótima maneira de contornar esses sintomas de forma natural é por meio dos chás. O de camomila e o de valeriana são boas opções por serem plantas com propriedades calmantes. Beba de duas até três xícaras de chá por dia.

4. Evite o excesso de sal

A retenção de líquido é um dos grande vilões durante o período de TPM. Evitar o consumo exacerbado de sal e investir em alimentos diuréticos é uma ótima ideia! A melancia é uma fruta muito indicada para o período, porque além de conter uma concentração grande de magnésio, ainda auxilia na retenção.

Gostou de saber como aliviar os sintomas da TPM?

Agora que você já sabe como aliviar os sintomas da TPM, que tal ler mais alguns artigos sobre a saúde da mulher no blog da Samel? Confira as novidades que nossos médicos separam para você!

alívio da TPMcomo aliviar os sintomas da tpmsintomas da TPMTPM

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Um estudo desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas em parceria com o Centro de Pesquisa em Saúde Reprodutiva concluiu que oito em cada dez brasileiras, entre 18 e 35 ano...

Um estudo desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas em parceria com o Centro de Pesquisa em Saúde Reprodutiva concluiu que oito em cada dez brasileiras, entre 18 e 35 ano...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...