Prevenção do Alzheimer: conheça a doença e como se prevenir

Samel Saúde
20 de setembro de 2019

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que se apresenta como demência, fazendo com que o paciente perca as funções cognitivas. Memória, linguagem, orientação motora e atenção são as principais funções afetadas. Mas, afinal, a prevenção do Alzheimer é possível?

Sabemos que a doença, que afeta principalmente idosos, não tem cura. Mas os medicamentos ajudam a controlar os sintomas preservando o que restou da função cerebral. Além disso, algumas atividades ajudam a retardar a sua evolução. 

A Samel traz nesta matéria cinco dicas de como cuidar do cérebro para prevenir o Alzheimer ou evitar seu avanço.         

Acompanhe!

Antes de tudo, o que é a doença de Alzheimer?

O Alzheimer, também conhecido como a “Doença do esquecimento”, provoca uma série de sintomas, que podem vir combinados ou não. Os principais deles são:

  • Comportamentos repetitivos;
  • Problemas para encontrar palavras para se expressar;
  • Perda da capacidade motora;
  • Interpretações equivocadas sobre estímulos exteriores;
  • Dificuldade para entender e acompanhar conversas;
  • Tendência ao isolamento social;
  • Irritabilidade e agressividade.

Ainda não se encontraram causas definitivas que possam ter relações diretas com o surgimento do Alzheimer. 

Mas os cientistas acreditam que o desenvolvimento da doença se deve a uma predisposição genética, e se a pessoa estiver exposta a fatores ambientais, o risco de desenvolvê-la é ainda maior. 

Esses fatores são os seguintes:

Contudo, o fator principal para o desenvolvimento do Alzheimer é a idade avançada. O Alzheimer é uma doença característica de indivíduos acima de 65 anos. Cerca de 40% da população acima dos 80 anos de idade apresenta sintomas da doença.

A doença varia em 4 estágios diferentes: inicial, moderado, grave e terminal. Ela tende a evoluir com o tempo, de acordo com a degeneração dos neurônios. 

Leia também: 

Saúde do Idoso: conheça as 7 doenças mais comuns da idade

Dia Mundial da Saúde: 7 passos para o seu bem-estar completo

Prevenção do Alzheimer: 5 dicas importantes

Organizamos os principais métodos indicados por especialistas para prevenir ou retardar a progressão do Alzheimer. Veja:

1. Praticar exercícios físicos

Não é novidade para ninguém que a prática de exercícios físicos faz bem para a saúde no geral. Ele ajuda a prevenir o Alzheimer liberando o hormônio irisina que é responsável por reduzir o déficit de memória. Fazer natação, dança, corrida, musculação e jogar futebol são algumas das atividades que ajudam a manter uma boa saúde mental.

2. Estimular a mente

Manter o cérebro sempre ativo com atividades que estimulem o pensamento e a memória também é um passo muito importante. Entre as opções estão aprender um novo idioma ou tocar um instrumento musical, ler com frequência e fazer uso de jogos de estratégias como xadrez e palavras-cruzadas.

3. Controlar os problemas psicológicos

Estresse, ansiedade e depressão afetam diretamente o cérebro, pois produzem hormônios maléficos para essa área tão importante do corpo humano. As pessoas que possuem essas doenças correm um risco maior de desenvolverem Alzheimer. 

Sendo assim, manter as consultas com o terapeuta e prosseguir com um tratamento adequado ajuda a reduzir o desenvolvimento de problemas cognitivos.

4. Dormir bem

Além de ser necessário para a recuperação do organismo no dia a dia, ter uma boa noite de sono é fundamental para o cérebro na prevenção do Alzheimer. Por isso, é recomendado dormir pelo menos oito horas por noite, sem interrupções. 

Uma boa dica para ajudar a relaxar antes de dormir é se desconectar da internet antes de ir para a cama.

5. Manter uma alimentação balanceada

Incluir azeite, peixes, grãos, legumes e verduras ajuda a introduzir o Ômega 3 no organismo, gordura que é amiga da memória. Além disso, evitar o uso do álcool e cigarro é necessário para um cérebro mais saudável.

Como se dá o tratamento do Alzheimer?

Como dissemos no início, apesar de existirem métodos que ajudam a prevenir e retardar a evolução do Alzheimer, ainda não existe cura para a doença. O tratamento se dá por método multidisciplinar, que reúne especialistas de diversas áreas.

Nesse processo, são aplicadas diversas atividades de estímulo físico e mental, além do uso de medicamentos que visam prolongar a qualidade de vida e retardar o declínio intelectual e cognitivo do paciente. 

O tipo de tratamento deve considerar o nível de comprometimento, com o uso de métodos que se moldam ao perfil do paciente.

Gostou e quer saber mais sobre a prevenção do Alzheimer? Acompanhe no nosso blog dicas de saúde para melhorar sua qualidade de vida. Leia também: 7 sintomas da esclerose múltipla que você precisa conhecer.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que se apresenta como demência, fazendo com que o paciente perca as funções cognitivas. Memória, lingua...

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que se apresenta como demência, fazendo com que o paciente perca as funções cognitivas. Memória, lingua...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...