Carnaval 2020: 8 segredos para curtir com segurança e saúde

Samel Saúde
7 de fevereiro de 2020

A época mais animada do ano chegou! O Carnaval 2020 já tem data marcada. E, entre 24 a 26 de Fevereiro, a folia vai tomar conta de diversas cidades do Brasil. Se você quer aproveitar o feriado de Carnaval para extravasar com a família e amigos, é importante redobrar a atenção com sua segurança e saúde.

Pensando nisso, a Samel elaborou um artigo completo com 8 segredos para que você possa curtir sem abrir mão da saúde. Confira!

 

1. Hidratação antes, durante e depois

Manter-se hidratado é extremamente necessário para o corpo! De acordo com o Ministério da Saúde, a falta de água no organismo pode causar ressecamento da pele, fadiga física e o aumento de sódio no corpo. Em grande quantidade, o sódio e outras substâncias, acabam afetando a circulação e podem provocar intoxicação, chegando ao ponto de não ser mais possível respirar. 

É por isso que manter o nível de hidratação adequada, antes durante e depois de cair na folia é uma questão de cuidado com a saúde. Mas, qual a quantidade necessária para a ingestão de água? Em geral, a regra dos dois litros não funciona para todas as pessoas, sendo esta o mínimo. Fatores como a temperatura da região, histórico de problemas nos rins e se manter muito ativo (como você pretende neste carnaval), devem ser considerados para que você beba mais água. 

Uma dica é ingerir uma garrafinha de água de 500 ml a cada hora, mesmo que haja o consumo de bebida alcoólica. Afinal, a hidratação do corpo é uma grande aliada para evitar a ressaca após a festa. Sucos naturais e água de coco também são válidos para ajudar na hidratação e na reposição de vitaminas e minerais. 

 

2. De olho na pele

Pensar na fantasia de carnaval é muito importante, afinal, você quer se divertir e ficar bem na foto! Mas é igualmente relevante cuidar da sua pele antes de colocar qualquer adorno. Assim, usar bastante protetor solar vai proteger seu corpo e rosto da radiação ultravioleta (UV) e dos seus efeitos, como ressecamento, queimaduras, manchas e até doenças cutâneas que possam aparecer a longo prazo, como o câncer de pele. 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que o fator de proteção solar (FPS) deva ser no mínimo 30, com reaplicação do produto a cada duas horas. Cobrir áreas expostas com roupas leves e usar óculos e chapéu também são recomendações para se proteger do sol. Ainda, é aconselhável que se evite a exposição solar nos horários de alta incidência de raios UV, sendo estes entre 10h e 16h. 

E, claro, não podemos esquecer os cuidados quando estamos falando da pele do rosto. Se você for fazer uma make de Carnaval caprichada, lembre-se de limpar, hidratar e remover a maquiagem com produtos específicos, próprios para sua pele e testados dermatologicamente. 

 

3. Alimentação também importa

Para aguentar os dias de folia é preciso estar em dia com a alimentação. Assim, você terá mais resistência e fôlego para aproveitar. Na hora de fazer as refeições, sejam elas antes ou durante a festa, prefira alimentos ricos em carboidratos para ter mais energia, sem esquecer de inserir verduras e legumes no prato. 

Pão, macarrão, batatas, frutas, carnes magras, como filé de frango e peixes, são exemplos do que pode ser consumido para ter mais disposição. Cuidado para não cair em tentação na hora da farra! Frituras e alimentos ricos em gordura e pesados, como fast-foods, ficam de fora dessa lista. Durante a folia, opte por manter a alimentação leve. Frutas, barra de cereais, mix de castanhas ou sanduíches naturais são opções que podem ser levadas na bolsa e que fazem bem à saúde. 

 

4. Atenção para o consumo de bebidas alcoólicas

O consumo desenfreado de bebida alcoólica acaba se tornando muito frequente nos dias de folia, o que apresenta um alto risco para a saúde de seus usuários. Desidratação, confusão mental, risco de infarto e comprometimento das funções hepáticas são apenas algumas consequências que o álcool pode trazer ao corpo. Por essa razão, sua ingestão não é aconselhável pelos principais órgãos de saúde nacionais e mundiais. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que não há um limite seguro para o consumo de bebida alcoólica. Entretanto, se optar pelo consumo da bebida, é melhor seguir algumas orientações para evitar mal-estar e ressaca após a ingestão:

  • Intercale a bebida alcoólica com bastante água;
  • Ao sentir o estômago pesado ou início de enjoo, pare imediatamente a ingestão;
  • Não misture tipos de bebidas;
  • Não consuma álcool com o estômago vazio;
  • Faça uma pausa entre uma bebida e outra. 

E não esqueça! Álcool e direção não combinam. Se for beber, opte pelo uso de transporte público, táxi ou carro particular solicitado por aplicativos para retornar em segurança para casa. Essa é uma atitude de consciência com sua vida e com as demais. 

 

5. Evite as drogas

O clima de euforia pode impulsionar a vontade de experimentar ou usar outras substâncias para potencializar a sensação. Para o seu bem, é melhor evitar! Os efeitos das drogas no organismo podem ser irreversíveis, causando dependência química e até levando à morte. 

Veja abaixo as categorias dos efeitos das drogas e suas causas no organismo.  

  • Estimulantes. São capazes de aumentar os níveis de atividade motora e cognitiva no organismo. Seu efeito deixa o indivíduo alerta e causa a sensação de euforia, mas também pode levá-lo a sofrer irritabilidade, agitação, além de colocar o coração em risco. Exemplo: cocaína, crack, anfetaminas e metanfetamina.
  • Depressoras. Este tipo de droga reduz a atividade do sistema nervoso central e, em casos extremos, pode levar a paradas cardíacas ou respiratórias. São subdivididas em analgésicas (sensação temporária de entorpecimento e bem-estar) e hipnóticas (substâncias que induzem um indivíduo ao sono). Exemplos: álcool, solventes, ópio, morfina e heroína.
  • Alucinógenas. Substâncias que causam distorções na sensopercepção (audição, visão, tato, paladar e olfato), provocando alucinações ou ilusões e prejudicando a atividade cerebral. Exemplo: chá de cogumelos, LSD, maconha e ecstasy. 

Lembre-se: você não precisa de substâncias químicas para se divertir! Estar com os amigos e em clima de festa é um momento para se aproveitar com consciência e fazer dessa celebração um momento inesquecível. Evite as drogas!

 

6. Não esqueça do preservativo

Uma situação muito comum no Carnaval são os romances sem compromisso. O clima de curtição, acaba sendo um fator para que as pessoas aproveitem ao máximo da festa que, por vezes, acabam se esquecendo da importância do sexo seguro. 

Mesmo em um relacionamento rápido, é preciso ter atenção para as possíveis consequências que uma relação sexual sem proteção possa causar, principalmente quando estamos falando das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Gonorreia, AIDS, Sífilis, HPV e outras infecções podem ser evitadas com o uso de camisinha. Esta é o único método eficiente para a prevenção de doenças. 

 

Leia também: Saiba como se proteger de doenças infecciosas.

 

7. Previna-se da ‘Doença do Beijo’

Se a sua ideia de curtir o carnaval é aproveitar para viver romances “sem compromisso”, é melhor ficar alerta! Até o beijo pode ser prejudicial à saúde se você não tomar cuidado. 

A ‘doença do beijo’, como a mononucleose é popularmente conhecida, pode ser transmitida através do contato direto com a saliva. Muito comum entre jovens de 15 a 25 anos, a mononucleose provoca sintomas como fadiga, febre, irritação na pele e glândulas inchadas. Sinais que podem ser confundidos com a gripe ou resfriado.

Para prevenir, evite beijar pessoas com sintomas gripais e higienize bem as mãos ao compartilhar locais públicos, como banheiros.

 

8. Descanse!

Seu corpo é uma máquina de funcionamento perfeita, mas também precisa repousar. O cansaço é um sinal de que seu corpo está no limite e precisa de uma pausa para se recompor. 

Por isso, respeite os sinais do corpo, como dores e fadiga. Ao senti-los, pare e descanse, hidrata-se e continue com uma alimentação leve e saudável. O sono também faz é muito relevante para recuperação celular. Tente dormir oito horas por dia e com qualidade: quarto escuro, em silêncio e com a temperatura agradável. 

 

Dica bônus: medidas de segurança para curtir sem preocupação

Agora que você sabe tudo sobre como cuidar do seu corpo, veja as dicas que separamos para você cair na folia também em segurança. 

  • Não leve objetos de valor;
  • Use doleira ou pochetes para guardar dinheiro e/ou celular;
  • Analise seu trajeto antes de sair de casa;
  • Fique perto de locais com policiamento;
  • Coloque pulseiras com nome, telefone e endereço nas crianças;
  • Não aceite bebidas de desconhecidos;
  • Denuncie qualquer tipo de violência pelos números 100 ou 180. Ou procurando uma delegacia mais próxima. 

 

Gostou das nossas dicas? Então, coloque-as em prática para fazer do seu Carnaval 2020 um momento inesquecível. Aproveite, e siga-nos no Facebook e no Instagram para saber quando tem conteúdo novo. Você pode continuar sua leitura com essa sugestão: Como fazer a prevenção de doenças virais

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

A época mais animada do ano chegou! O Carnaval 2020 já tem data marcada. E, entre 24 a 26 de Fevereiro, a folia vai tomar conta de diversas cidades do Brasil. Se você quer aproveitar o feriado de C...

A época mais animada do ano chegou! O Carnaval 2020 já tem data marcada. E, entre 24 a 26 de Fevereiro, a folia vai tomar conta de diversas cidades do Brasil. Se você quer aproveitar o feriado de C...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...