A importância do médico urologista para a saúde do homem

Samel Saúde
8 de agosto de 2017

A importância do médico urologista para a saúde do homem

Atualmente, o homem tem demonstrado constante preocupação com a beleza física e os conhecimentos intelectuais. Não é difícil encontrar um homem que se preocupe em praticar alguma atividade física, que vão desde uma simples caminhada até treinos intensos em academia.

Porém, tão importante quanto manter uma aparência saudável é dedicar atenção à saúde. Consultar um médico regularmente afim de prevenir doenças faz parte da atitude do homem moderno e o urologista é um dos especialistas fundamentais para manter a boa saúde masculina.

Para nos ajudar a entender a importância deste especialista para a manutenção da boa saúde do homem, o Blog Conexão Saúde entrevistou o urologista do Hospital Samel, Francisco Batista. Confira!

 

A importância do urologista

A urologia é uma especialidade médica que se preocupa com o trato urinário do homem e do seu sistema reprodutor. “O urologista trata do sistema reprodutor masculino, no que envolve o testículo, ducto deferente, vesículas seminais, epidídimos, pênis e próstata. Além disso, se preocupa com os cuidados de outros órgãos, como rins, ureteres, bexiga, urina e uretra”, ressalta o Dr. Francisco.

De acordo com médico urologista do Hospital Samel, o homem deve procurar o especialista aos primeiros sinais de alterações, tais como dores sem causa aparente, disfunção erétil, surgimento de nódulos, inchaço dos testículos, entre outros problemas que podem ser percebidos através da observação do próprio corpo.

A importância do médico urologista para a saúde do homem

Entre as enfermidades mais comuns que podem ser tratadas pelo urologista, estão o cálculo renal; infeções urinárias; tumores na bexiga; impotência sexual; doenças benignas da próstata; câncer de próstata; câncer de testículo; câncer de pênis e tumores nos rins. “O homem também pode procurar o urologista quando não desejar ter mais filhos e decidir por fazer uma vasectomia”.

Estreitando laços

A primeira consulta com o urologista tem o objetivo de estreitar os laços entre médico e paciente, gerando confiança. “Conhecer os hábitos do paciente facilita qualquer tratamento e para o paciente, conhecer bem o médico o possibilita criar uma relação de confiança com o especialista”, informa o Dr. Francisco.

 

Sua saúde em primeiro plano

Ter um estado favorável de saúde garante que o paciente possa cuidar dos outros setores de sua vida com tranquilidade. Visitar o urologista regularmente possibilita que as diversas disfunções possam ser tratadas com mais eficiência. O Hospital Samel possui em seu staff clínico especialistas competentes, que estão sempre prontos para atender você.

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...