Alimentos para hipertensos: o que comer e o que evitar? Veja a lista

samelblog
4 de maio de 2021

Você é hipertenso e tem dificuldade em manter a pressão regulada? Saiba que é possível mudar esse cenário de um jeito simples: cuidando melhor da alimentação. Por isso, nós vamos falar dos alimentos para hipertensos, mostrar o que você deve evitar e o que consumir diariamente. 

Continue a leitura e veja as dicas que a Samel Planos de Saúde preparou para você. 

Uma doença preocupante

De acordo com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), a hipertensão, também chamada de pressão alta, afeta cerca de 36 milhões de brasileiros. 

Ela é responsável, direta ou indiretamente, por 200 mil mortes por doenças cardiovasculares todos os anos. Entre as doenças relacionadas a hipertensão estão: 

  • Acidente Vascular Cerebral – AVC;
  • Infarto agudo do miocárdio;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Doença arterial periférica;
  • Doença renal crônica;
  • Morte súbita.

O que causa a hipertensão?

As principais causas da hipertensão estão relacionadas ao estilo de vida da pessoa: sedentarismo, obesidade, estresse, tabagismo, alcoolismo e má alimentação. Mas há casos associados ao distúrbio subjacente dos rins ou distúrbio hormonal.

Para evitar que a hipertensão evolua, é fundamental mantê-la controlada. Continue a leitura e veja como você precisa lidar com a alimentação.

Alimentos para hipertensos: O que evitar?

A alimentação balanceada é importante não apenas para prevenir a pressão alta, mas também para evitar seu agravamento quando ela se instala.

De acordo com os especialistas, o primeiro passo para controlar a hipertensão é evitar alimentos processados, tais como: 

  • Amaciantes de carne;
  • Caldos de carne ou de legumes;
  • Molho de soja;
  • Molho inglês;
  • Sopas em pó;
  • Macarrão instantâneo;
  • Carnes processadas, como linguiça, salsicha, bacon e salame.

Esses alimentos são ricos em sódio, uma substância que aumenta a hipertensão arterial. O sódio é o grande inimigo da saúde de quem o consome. 

Evite cafeína

Outros alimentos que você precisa retirar do cardápio são aqueles que possuem altos níveis de cafeína, como:

  • Café;
  • Chá verde;
  • Energético;
  • Bebidas alcoólicas, etc.

A cafeína eleva a pressão porque provoca a resistência vascular e, assim, dificulta o fluxo nos vasos sanguíneos.

Evite alimentos gordurosos

A gordura, por sua vez, favorece o aumento de peso e o aparecimento de aterosclerose (placas de gordura), que pioram a hipertensão. 

Portanto, evite consumir em excesso:

  • Carnes vermelhas;
  • Frituras;
  • Pizzas;
  • Lasanha congelada;
  • Queijos amarelos.

Evitar esses alimentos é o primeiro passo para melhorar a hipertensão. O próximo é investir em alimentos saudáveis, como você vai conferir a seguir. 

Não deixe de conferir também:

Como recuperar olfato e paladar após a covid-19? A Samel ajuda 

Dia Mundial da Saúde: 7 passos para o seu bem-estar completo 

Alimentos para hipertensos: o que comer?

Bem, você já sabe o que eliminar do cardápio e agora é hora de saber o que você pode e deve consumir diariamente. O primeiro grupo da nossa lista é o das frutas. 

Elas são ricas em vitaminas e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Além disso, são fontes de fibras, minerais e substâncias antioxidantes, que podem auxiliar na redução da pressão arterial. 

Em geral, não há restrição quanto aos tipos de frutas que podem ser consumidas. Apesar disso, é importante consumi-las com moderação, já que em excesso podem elevar o nível de glicose no sangue. 

Invista em:

  • Abacate: consuma com moderação e sem acréscimo de ingredientes como açúcar ou leite;
  • Banana: libera hormônios ligados ao bem-estar, relaxa os músculos e tem efeito hipotensor (que baixa a tensão arterial);
  • Frutas vermelhas: morango, amora, framboesa, melancia, etc, possuem antocianina, que favorece a circulação e o controle da pressão arterial.

Legumes

Outro grupo de alimentos que ajudam a controlar a pressão é o dos legumes. Eles têm propriedades parecidas com as das frutas e podem ser consumidos nas principais refeições. Inclua no seu prato:

  • Beterraba;
  • Espinafre;
  • Abóbora;
  • Tomate;
  • Repolho, etc. 

Uma boa dica é consumir suco de beterraba com limão. A bebida, além de ser rica em ferro, possui nitrato, que favorece o fluxo sanguíneo. 

Oleaginosas

Agora, vamos falar das oleaginosas. Elas são ricas em gorduras boas para o organismo, por isso devem fazer parte da sua alimentação diária. Inclua nas suas refeições:

  • Linhaça;
  • Chia;
  • Castanha;
  • Nozes;
  • Amendoim.

E, finalmente, vamos falar das proteínas. Elas têm grande importância na alimentação diária e indispensável para o organismo.

Prefira consumir carnes magras, preferencialmente de aves e peixes. Elas são fontes de ômega 3, ômega 6 e ácidos graxos, substâncias que melhoram o funcionamento do organismo e contribuem para a boa nutrição. 

As carnes de aves, em especial, possuem vitamina B e alto teor de proteínas. As carnes de peixes, principalmente as gordas, possuem maior quantidade de ômega 3 e ácidos graxos, que ajudam a controlar a pressão arterial. 

Este conteúdo ajudou você? Agora que você já conhece os alimentos para hipertensos, não deixe de conferir também outro destaque do nosso blog: Carboidrato faz mal à saúde? 7 mitos e verdades sobre alimentação.

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