Artrite e Artrite reumatoide: quais as diferenças? Descubra

samelblog
10 de junho de 2022

Artrite e artrite reumatóide são doenças similares, de origem inflamatória e que afetam as articulações e os ossos do corpo. Trata-se de duas doenças crônicas bastante comuns, acometendo muito mais mulheres do que homens. 

Seus sintomas são muitas vezes associados à idade, porém ambas podem se iniciar muito antes do que se pensa, entre 30 e 40 anos. 

Mas, afinal de contas, qual a diferença entre as doenças? Neste artigo, a Samel Planos de Saúde vai esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre elas. Continue a leitura e saiba mais! 

O que é artrite?

A artrite é uma inflamação que ocorre nas articulações, podendo afetar os joelhos, ombros, dedos e outras partes do corpo. 

Ela pode causar sintomas como:

  • Dores e inchaço no local;
  • Rigidez nos membros afetados;
  • Dificuldade nos movimentos;
  • Vermelhidão da pele ao redor da articulação.

O ideal para tratar a artrite é praticar exercícios físicos, fazer sessões de fisioterapia, uso de medicamentos e, em alguns casos, cirurgias. 

Os métodos são utilizados para amenizar os sintomas e melhorar as condições. Porém, lembre-se que o melhor tratamento será prescrito para você por um médico especialista — ortopedista ou reumatologista. 

Leia também:

Principais causas de dor nas costas e como combatê-las 

Rompi os ligamentos do joelho, e agora?

O que é artrite reumatoide?

A artrite reumatoide é um dos tipos de artrite que podem surgir. Além desse, há mais outros, como a Degenerativa, Gotosa, Piogênica e Psoriática.

Com relação à reumatoide, essa é uma doença que afeta o sistema imunológico do organismo. Ou seja, ela é autoimune. Nela, o corpo começa a combater por engano seus próprios tecidos saudáveis, o que ocasiona problemas não só na articulação, mas também na cartilagem.  

Ela é uma doença considerada inflamatória crônica e costuma afetar, principalmente, as mãos e os pés. Os sintomas costumam ser os mesmos da artrite, mas, nesse caso, é possível também que aconteçam erosões ósseas e deformidades nas articulações

Além disso, quadros de febre, fadiga muscular e perda de peso também podem estar associados a um quadro de artrite reumatoide.

Já as causas podem estar relacionadas com diversos fatores. Entre eles, podemos citar:

  • Grau de parentesco, ou seja, uma doença genética;
  • Infecções virais e bacterianas, pois podem afetar o sistema imunológico;
  • Cigarro, tanto para quem fuma quanto para quem convive com fumantes — o poluente pode ser um agente responsável por desencadear a doença.

Tratamentos indicados para as doenças

Uma vez diagnosticadas, tanto a artrite quanto a artrite reumatoide, precisam ser tratadas com terapias especiais para evitar a progressão. Geralmente, o tratamento é feito com base em medicamentos anti-inflamatórios, seguido de corticoides, principalmente na fase mais aguda. 

Quando necessário, são usadas drogas modificadoras do curso da doença, sendo a maior parte delas imunossupressoras. Com o avanço dos estudos na área, outras terapias passaram a ser adotadas para as doenças, como o agentes imunobiológicos. 

É importante lembrar que o tratamento medicamentoso é sempre individualizado e modificado de acordo com o estágio, intensidade e a resposta que cada paciente obtém. 

Caso haja indicação, o paciente também pode passar por um tratamento cirúrgico chamado sinovectomia. Ele é indicado geralmente quando os outros tratamentos não surtem efeito. 

Em todos os casos, a fisioterapia e terapia ocupacional são indicadas como tratamentos complementares. Além de exercitar as regiões afetadas pela doença, também estimulam o fortalecimento da musculatura e a flexibilidade. 

É preciso observar a tolerância de cada paciente.  

Diferença entre artrite e artrite reumatoide

Sendo assim, quando nos perguntamos sobre a diferença entre artrite e artrite reumatoide, a resposta está relacionada com o tipo da doença — na primeira, ela é uma inflamação, já a segunda, é também inflamatória, mas se caracteriza por ser autoimune. 

Entendeu melhor sobre artrite e artrite reumatoide? Para saber mais sobre cuidados com a sua saúde e de sua família, siga acompanhando o blog da Samel. E lembre-se sempre de consultar um médico para avaliar seus sintomas e dar o diagnóstico correto.

artriteartrite reumatoide

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Artrite e artrite reumatóide são doenças similares, de origem inflamatória e que afetam as articulações e os ossos do corpo. Trata-se de duas doenças crônicas...

Artrite e artrite reumatóide são doenças similares, de origem inflamatória e que afetam as articulações e os ossos do corpo. Trata-se de duas doenças crônicas...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...