Câncer do colo do útero: 3 cuidados que a mulher precisa ter

samelblog
16 de março de 2022

O câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais incidente entre as mulheres. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram diagnosticados cerca de 16 mil casos novos em 2021. Isso representa 16 casos em cada 100 mil mulheres.

O estado do Amazonas é um dos que mais preocupa os órgãos de saúde. A taxa nesse estado é a mais alta do país, com cerca de 40,18 casos para cada 100 mil mulheres. 

De um modo geral, a informação é uma das principais armas para a redução desses números. Por isso, a Samel Planos de Saúde traz neste artigo os principais cuidados que as mulheres precisam ter. 

Acompanhe!

Câncer do colo do útero: tipos e sintomas

Existem dois tipos de câncer do colo do útero: os carcinomas de células escamosas, que representam entre 80% e 90% dos casos, e os de adenocarcinomas, de 10% a 20% do total.  

O primeiro é causado por uma variação do papilomavírus humano (HPV), que se apresenta com verrugas na mucosa da vagina, do ânus, da laringe e do esôfago. Já o segundo, adenocarcinoma, se desenvolve a partir das células glandulares produtoras de muso do endocérvice. 

O câncer do colo do útero não costuma apresentar sintomas nos estágios iniciais, e os primeiros sinais ocorrem principalmente quando a doença está em fase avançada. 

Os principais indicativos são:

  • Secreção, corrimento ou sangramento vaginal incomum;
  • Sangramento leve, fora do período menstrual;
  • Sangramento ou dor após a relação sexual, ducha íntima ou exame ginecológico. 

Contudo, esses sintomas não são uma confirmação do câncer, visto que outras infecções manifestam sinais parecidos. Somente um exame próprio pode confirmar o diagnóstico. 

Continue a leitura e descubra quais cuidados são importantes para manter a saúde em dia.

Leia também:

Carnaval? Conheça todas as formas de proteção contra ISTs

Quais exames de rotina a mulher deve fazer regularmente?

1. Vacinação é um meio de prevenção 

Assim como para outras doenças, também existe uma vacina específica contra o HPV, o principal causador do câncer do colo do útero. Em 2014, o Ministério da Saúde incluiu esse imunizante no calendário vacinal para meninas, e em 2017 para meninos. 

Ele protege contra os subtipos 6, 11, 16 e 18 do HPV. A vacina está disponível na rede pública gratuitamente e visa atender o seguinte grupo etário:

  • Meninas com idade entre 9 e 14 anos;
  • Meninos entre 11 e 14 anos.

A idade se justifica pela eficácia da vacina. Ela funciona para pessoas que ainda não iniciaram a vida sexual. É preciso que uma segunda dose (de reforço) seja tomada com intervalo de seis meses. 

2. Sexo com proteção reduz as chances 

Para quem tem vida sexual ativa, o uso de preservativo é indispensável para reduzir as chances de contágio pelo HPV. Durante as relações sexuais com penetração, a camisinha protege parcialmente contra o vírus.

Isso porque o papilomavírus também se encontra na região da vulva, região perineal, região perianal e na bolsa escrotal. Ou seja, o contato pele a pele também pode ser uma via de transmissão, mesmo que em menor escala. 

Embora, nesse caso, o preservativo não seja 100% eficaz, ele continua sendo indispensável para prevenir contágio de outras doenças, como:

Use camisinha SEMPRE!

3. Exame preventivo (Papanicolau) 

O principal meio de detectar o câncer de colo do útero é o exame Papanicolau. Ele é feito por um ginecologista, que coleta células do colo de útero para serem analisadas em laboratório. Esse exame serve tanto para detectar células cancerígenas quanto para identificar a existência do próprio HPV. 

O Ministério da Saúde orienta que o Papanicolau seja feito no grupo etário de 25 a 64 anos, pelo menos uma vez ao ano. Caso o resultado for negativo por 2 anos consecutivos, a mulher pode realizá-lo de 3 em 3 anos. 

Os meios de prevenção, como a vacinação em adolescentes, distribuição de preservativos e exame Papanicolau são todos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e podem ser acessados por qualquer pessoa. 

Da mesma forma, o tratamento. Mulheres diagnosticadas com o câncer do colo do útero são atendidas gratuitamente nos centros de referência. 

Este artigo ajudou você? Agora que você já conhece melhor o câncer do colo do útero, não deixe de ir ao médico regularmente. No blog da Samel você encontra outras informações. Leia também: 7 mitos e verdades sobre o câncer: A Samel esclarece neste artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

O câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais incidente entre as mulheres. No Brasil, segundo dados do

O câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais incidente entre as mulheres. No Brasil, segundo dados do

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...