Cirurgia De Miopia Funciona Mesmo?

Samel Saúde
14 de abril de 2021

A miopia é um dos problemas de visão mais comuns na juventude, embora possa atingir pessoas de todas as idades. O principal sintoma é a dificuldade em identificar objetos e ler textos a partir de uma certa distância. Para corrigir o problema, é indicada a cirurgia de correção de miopia.  

Para você que tem dúvidas sobre a cirurgia de miopia, fique atento ao artigo que a Samel Planos de Saúde preparou. Nós vamos explicar um pouco mais sobre a doença e esclarecer como o tratamento cirúrgico funciona. Continue a leitura e saiba mais!

O que é a miopia?

A miopia ocorre devido ao formato do globo ocular, geralmente mais longo do que deveria ser, ou quando a córnea é curva demais. Nesse caso, a entrada de luz faz com que os objetos distantes ganhem aparência borrada e distorcida. 

A doença afeta homens e mulheres e está associada ao fator genético hereditário. Se os pais têm miopia, maiores as chances dos filhos nascerem com o problema.  

Sintomas

Além da dificuldade em enxergar objetos distantes, a doença também traz os seguintes sintomas: 

  • Dores de cabeça;
  • Fadiga ocular (visão cansada);
  • Lacrimejamento;
  • Forçar a visão ou apertar os olhos;
  • Dificuldade para assistir a filmes, dirigir automóveis, entre outros;

Na infância, os sinais de miopia podem ser percebidos a partir de algumas características e comportamentos comuns:

  • Estrabismo;
  • Precisar se sentar na frente da sala de aula, assim como mais perto da televisão ou no cinema;
  • Manter livros muito próximos durante a leitura;
  • Não enxergar objetos distantes;
  • Piscar excessivamente;
  • Esfregar os olhos com frequência.

Hoje em dia, o tratamento mais comum para a miopia é a cirurgia de correção, sobre o qual nós falamos a seguir. Continue a leitura.

Como é a cirurgia de correção de miopia?

A chamada cirurgia refrativa corneana é utilizada para tratar não somente a miopia, mas também a hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Ela promete corrigir o problema, eliminando o grau do paciente e tornando sua visão perfeita. 

O procedimento consiste em remodelar a córnea para conseguir ajustar o grau, criando um foco preciso. Dessa forma, a luz incide da maneira correta sobre a retina. 

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a cirurgia a laser para resolver problemas de visão chegam a ter 95% de sucesso. O processo é rápido, indolor e oferece ótimos resultados.  

Não deixe de conferir também:

7 exames preventivos que todo homem deve incluir na rotina

“Vacinas causam doenças”: 7 mitos sobre imunizantes da covid-19

Após a cirurgia, a miopia pode voltar?

A cirurgia de miopia promete que o grau não volte e, conforme os dados do CBO, as chances de ter o problema corrigido definitivamente são de 95%.

Caso o paciente realize a cirurgia sem ter o grau totalmente estabilizado, pode acontecer de a miopia voltar, mas em uma proporção muito menor. Por isso, é muito importante uma análise criteriosa com o oftalmologista. 

Com o grau estável, considera-se uma variação menor de 0,50 em um ano. Ou seja, é necessário que ele não se modifique ou aumente até essa margem dentro do período. 

A idade recomendada para realizar a cirurgia é a partir de 18 anos, mas, em alguns casos, o ideal é esperar até os 21 — para confirmar a estabilização do grau. 

A cirurgia refrativa pode ser feita em pacientes com até quantos graus?

Para a cirurgia da miopia, recomenda-se realizá-la em pacientes com até 10 graus. Porém, outros fatores interferem na decisão, como a curvatura e espessura da córnea. 

Já para quem apresenta algumas doenças específicas, como por exemplo, ceratocone, diabetes descompensada, herpes ocular, ambliopia severa e distrofias corneanas, a cirurgia não pode ser realizada.

Para quem desejar realizar a cirurgia de correção de miopia, é importante procurar um médico oftalmologista para que sejam avaliadas as condições de realização do procedimento. 

Este conteúdo tirou suas dúvidas sobre correção de miopia? Esperamos que sim. No blog da Samel Planos de Saúde você encontra diversos outros conteúdos sobre saúde e qualidade de vida. Não deixe de conferir também: Não se arrisque! Veja 7 possíveis consequências da automedicação.

correção de miopia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

A miopia é um dos problemas de visão mais comuns na juventude, embora possa atingir pessoas de todas as idades. O principal sintoma é a dificuldade em identificar ob...

A miopia é um dos problemas de visão mais comuns na juventude, embora possa atingir pessoas de todas as idades. O principal sintoma é a dificuldade em identificar ob...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...