Exame de colonoscopia: para que serve e quando é indicado?

Samel Saúde
5 de novembro de 2019

O exame de colonoscopia é realizado com o intuito de visualizar o cólon, também conhecido como intestino grosso. Esse exame de imagem permite identificar anomalias na região, como o câncer colorretal e doença de Crohn. Neste artigo, você vai saber como é a colonoscopia e:

  • O que pode ser detectado com o exame;
  • O que comer antes;
  • E se é normal sentir dor após a sua realização.

Como é realizado o exame do cólon?

O exame de colonoscopia é feito por meio do colonoscópio, uma sonda que é inserida pelo ânus e vai até o intestino. 

Para isso, é necessário que o intestino grosso esteja totalmente limpo, para que as imagens possam ser claras e a sonda passe sem problemas. Portanto, é necessário tomar um laxante líquido no dia anterior. 

Durante o exame, o paciente se mantém deitado, virado de lado, com as pernas levemente dobradas para que ocorra a introdução do colonoscópio. Assim, as imagens são transmitidas por meio da câmera de vídeo em uma tela para que o médico possa visualizar o órgão. 

O procedimento dura cerca de meia hora e pode ser feito com sedação leve ou profunda. Além disso, caso seja necessário, o profissional pode realizar uma biópsia para retirar alguma amostra de tecido ou mucosa. 

Confira também:

7 exames preventivos que todo homem deve incluir na rotina 

Saúde do idoso: conheça as 7 doenças mais comuns da idade 

O que pode ser detectado na colonoscopia?

Esse exame pode detectar:

  • Câncer do cólon;
  • Lesões internas;
  • Pólipos — verrugas que podem ser pré-cancerosas.

O que comer antes do exame de colonoscopia?

Como é necessário que o intestino esteja limpo, é preciso fazer uma dieta dois ou três dias antes da realização do exame. Nela, deve-se evitar fibras, deixando de comer frutas, legumes, gorduras e laticínios para diminuir o volume das fezes.

No dia do procedimento, o paciente deve estar em jejum. Porém, o médico especialista irá fazer as recomendações necessárias nas consultas que antecedem a colonoscopia. 

É normal sentir dor após o procedimento?

É normal que o paciente sinta algum tipo de desconforto durante ou após o exame de colonoscopia, como: 

  • Cólicas e dores abdominais — costumam desaparecer depois de quatro horas; 
  • Sangramentos — são mais raros e comumente ocorrem em procedimentos com biópsia. 

É claro que a intensidade dos sintomas dependerá da sensibilidade do paciente, mas é importante que o médico passe todas as recomendações. Além disso, caso note qualquer outro sinal ou persistência dos sintomas, deve ir ao profissional urgentemente.

Quem deve fazer o exame?

Segundo as recomendações brasileiras, homens e mulheres com mais de 50 anos devem fazer o exame anualmente para detectar precocemente o câncer colorretal. Nos Estados Unidos, a recomendação é que o exame seja feito a partir dos 45.

Quem possui algum histórico na família, é portador de alguma síndrome relacionada aos tumores na região (como a de Lynch) ou já teve adenomas precisa fazer o rastreamento a partir dos 40 anos. 

Já para quem não está no grupo de risco e já tenha feito a primeira análise, o exame deve ser repetido a cada dez anos. Alguns médicos recomendam a repetição a cada cinco anos.  

Entretanto, é importante conversar com o seu médico para tirar dúvidas relacionadas ao assunto. 

Principais cuidados e contraindicações 

O exame de colonoscopia, como dissemos antes, é usado não apenas para a detecção de câncer colorretal, como também de outras doenças. Por ser um método invasivo, nem todas as pessoas podem realizar o procedimento.

É o caso de quem possui diverticulite aguda complicada, obstrução intestinal e o megacólon tóxico. O exame também não é recomendado para:

  • Pessoas que acabaram de infartar;
  • Gestantes a partir do terceiro mês;
  • Pessoas que tomam anticoagulantes, entre outras situações relativas. 

Gostou do artigo? Agora que você já conhece melhor o exame de colonoscopia, não deixe de conferir outros destaques do nosso blog. Clique aqui e boa leitura! 

exame de colonoscopia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

O exame de colonoscopia é realizado com o intuito de visualizar o cólon, também conhecido como intestino grosso. Esse e...

O exame de colonoscopia é realizado com o intuito de visualizar o cólon, também conhecido como intestino grosso. Esse e...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...