Como fazer uma make de carnaval para curtir sem medo de alergias

Samel Saúde
7 de fevereiro de 2020

Já está pensando em como arrasar na make de carnaval? Afinal, nessa época do ano, é muito comum usar e abusar de aplicações de pedras, cílios postiços, batom vermelho e bastante brilho. Mas até que ponto você se preocupa com a pele para mantê-la livre de alergias? 

É neste artigo que a Samel vai ensinar o passo a passo de como fazer uma maquiagem para o carnaval 2020 sem deixar de cuidar da pele do jeito certo. Acompanhe. 

 

Passo 1. Faça a limpeza antes de tudo

Antes de dar início à sua maquiagem, é preciso preparar a pele para recebê-la. A limpeza é uma forma de evitar o acúmulo de oleosidade e sujeira na pele, que possam vir a entupir os poros e favorecer o aparecimento de acne, além de contribuir para o envelhecimento precoce. 

De acordo com a Academia Americana de Dermatologia (AAD), a rotina de cuidados com a pele deve ser simplificada, usando menos produtos para não irritar a derme e respeitando seu tipo de pele. Por isso, na hora de fazer a escolha de um sabonete facial, identifique como é a sua pele para investir no produto certo. De fato, o ideal é ter uma avaliação e a recomendação de produtos feitas por um dermatologista. 

 

Passo 2. Não esqueça de hidratar

Tão importante quanto a limpeza, a hidratação auxilia na integridade da camada de proteção cutânea e evita problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções. Desse modo, aqui também a escolha do produto deve ser de acordo com o tipo de pele.

Hidratantes testados por dermatologistas, sem perfume e hipoalergênicos são os recomendados para evitar alergias ou irritações. Na hora de escolher, pergunte se não há uma amostra do produto e teste no pulso para ver se há alguma reação. Tente ficar com o produto até 12h na pele para ter certeza que não há alergia. 

 

Passo 3. Protetor solar é essencial

Para arrasar na folia não é preciso colocar sua pele em risco. O sol, embora muito importante para a absorção de Vitamina D, pode ser prejudicial para a pele quando muito exposta. Por isso, antes de focar no glitter, é preciso ter o cuidado para evitar queimaduras, ressecamento, doenças cutâneas e, claro, as alergias. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o fotoprotetor deve ter, no mínimo, 30 FPS (fator de proteção solar). Além disso, ele precisa ter amplo espectro, ter uma boa absorção dos raios UVA e UVB e, de preferência, ser resistente à água. Lembrando sempre de escolher um apropriado para sua derme. Peles oleosas, por exemplo, já contam com fórmulas oil-free e gel creme. Então, capriche nessa etapa! 

 

Passo 4. Escolha a maquiagem certa

Muito cuidado nessa hora! No carnaval é muito comum ocorrer uma empolgação maior para as compras de make. Afinal, de repente tudo ficou mais colorido, brilhante e chamativo. Mas, antes de se jogar nas compras, pesquise sobre a procedência dos produtos e saiba se a make é hipoalergênica e sem fragrância. 

Isso porque, a fragrância é uma das maiores causas de alergia na pele, segundo pesquisas do departamento de Saúde e Consumidores, da European Commission. São cerca de 26 substâncias de fragrância com potencial alergênico que podem ser encontradas em cosméticos. Látex, conservantes, corantes, parabenos, petrolatos e metais, também são componentes para prestar atenção ao ler o rótulo. 

De acordo com a dermatologista da Samel Dra. Andreza Lins (CRM8506), é importante observar também se a marca tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para comercialização. Além de que, o indicador “hipoalergênico” no rótulo significa que a fórmula foi feita para minimizar o risco de alergias. Entretanto, a pessoa consumidora ainda pode ter reações alérgicas aos seus componentes. 

Para auxiliar na escolha, Lins indica o site , uma ferramenta gratuita para que você possa averiguar se um cosmético oferece algum risco para a pele. Ao buscar o produto, aparecem todos os componentes listados e suas funções. Cada ingrediente possui uma coluna com os nomes “Acne”, “Irritação” e “Segurança”, as primeiras avaliadas em uma escala de 0 a 5, enquanto a Segurança de 0 a 9. Quanto mais baixo o número, menor o risco que o componente oferece para a pele. 

Na hora da aplicação, se acaso você presenciar sintomas como coceira, “picadas”, queimação ou até inchaço, pode ser um sinal de irritação ou alergia. Nos olhos, ardor, vermelhidão e lacrimejamento podem ser sinais de sensibilidade ao produto. Suspenda o uso e procure um médico imediatamente. 

 

Leia também: Os tipos mais comuns de alergia de pele

 

Passo 5. É hora de arrasar! 

Hora de fazer uma make bem elaborada para aproveitar muito seus dias de folia. Vamos ao tutorial, simples e rápido. 

  1. Lave as mãos antes de aplicar os produtos;
  2. Aplique um primer para fazer a maquiagem durar o dia todo;
  3. Passe um primer de sombras ou sombra cremosa nas pálpebras;
  4. Aplique uma sombra da cor de sua preferência, Pode ser uma cintilante, por exemplo;
  5. Com a ajuda de um pincel, esfume as bordas para não deixar marcado;
  6. Faça um delineado rente aos cílios;
  7. Aplique cílios postiços com uma cola específica e testada por oftalmologistas;
  8. Passe rímel para dar mais volume;
  9. Limpe o excesso de sombra que pode ter caído na pele abaixo dos olhos;
  10. Passe base da sua tonalidade e matifique com pó compacto para fazer a make durar;
  11. Com ajuda de uma cola para glitter ou gel, adicione nas maçãs do rosto o glitter de sua preferência;
  12. Se preferir, você pode aplicar iluminador em pó. Aproveite e coloque pontos de luz no canto interno dos olhos;
  13. Hora de aplicar o batom: contorne com lápis a boca e preencha com a cor que te agradar;
  14. Para finalizar, aplique um fixador de maquiagem ou água termal para fazer a make durar mais;
  15. Você ainda pode colocar glitter no colo, pescoço e até cabelo. Lembre-se de procurar um glitter testado e ecológico, para não prejudicar o meio ambiente. 

Passo 6. Saiba como remover sua maquiagem

Atenção! Este passo é muito importante para garantir que seu carnaval deixe apenas boas lembranças e não uma irritação cutânea. Use removedor próprio para maquiagem e algodão para retirar delicadamente a make do rosto. Ainda, não esqueça de lavar com sabonete facial para retirar os resíduos e finalize o cuidado com um hidratante para a pele descansar. Em hipótese alguma durma com maquiagem no rosto! 

Não esqueça de manter sempre em dia a visita com um dermatologista, de preferência, uma vez ao ano para uma avaliação precisa da pele. 

 

Este conteúdo foi útil para você? Você pode acompanhar nosso Facebook e Instagram para saber em primeira mão sobre novos artigos exclusivos da Samel. Este mês estamos com posts especiais de carnaval. Aproveite para ler: Carnaval 2020: 8 segredos para curtir com segurança e saúde.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Já está pensando em como arrasar na make de carnaval? Afinal, nessa época do ano, é muito comum usar e abusar de aplicações de pedras, cílios postiços, batom vermelh...

Já está pensando em como arrasar na make de carnaval? Afinal, nessa época do ano, é muito comum usar e abusar de aplicações de pedras, cílios postiços, batom vermelh...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...