Como o Bem-estar dos Funcionários Afeta o Desempenho de Uma Empresa?

Samel Saúde
6 de julho de 2018

O conceito de bem-estar dos funcionários envolve um estado de plena satisfação entre corpo e mente, além das sensações de conforto, tranquilidade e segurança. A combinação de todos esses fatores contribui para a motivação dos colaboradores da empresa e, consequentemente, para uma melhor produção.
O bem-estar dos funcionários está diretamente relacionado ao conceito de clima organizacional, onde a qualidade do ambiente de trabalho influencia diretamente no desempenho da equipe.

Como o bem-estar dos funcionários pode afetar a empresa?

Quando os colaboradores percebem o clima organizacional com negativo, significa que existe uma insatisfação generalizada. Quem trabalha não está satisfeito e isso pode acontecer por diversos motivos.
Quando não se sentem bem, além de desmotivados — e, consequentemente, produzindo menos —, os colaboradores não são fidelizados. A fidelização de talentos é uma das chaves para o sucesso de qualquer negócio. Se você não consegue oferecer benefícios suficientemente interessantes, as chances de seus melhores colaboradores deixá-lo são maiores.
Lembre-se de que esses benefícios não se limitam a questão monetária. Oferecer financiamento total ou parcial de cursos de atualização é uma ótima maneira de fidelizá-los também. Realizar workshops também é uma boa ideia que não precisará de investimento financeiro, pois podem ser organizados internamente.
Porém, também é preciso olhar para o lado positivo. Quando existe um bom clima organizacional, os colaboradores, devido às altas taxas de motivação, acabam por diminuir os níveis de absenteísmo e aumentar o de produção. Ou seja, a satisfação está diretamente ligada às taxas de desempenho.

Como melhorar o clima organizacional?

Para tornar o clima organizacional de sua empresa mais positivo é preciso que seus colaboradores enxerguem valor no que você tem a oferecer e isso pode envolver uma série de estratégias de Recursos Humanos.
O mais básico e simples de ser resolvido é oferecer um salário compatível com o mercado e benefícios interessantes, como convênios com academias e plano de saúde empresarial. O plano de saúde é um dos benefícios mais procurados e bem vistos, portanto pode ser um diferencial de sua empresa em relação às outras.
Além disso, um grande problema que costuma acometer o nível de bem-estar está relacionado à cultura organizacional. Quando este é o problema, resolver pode ser um pouco mais complexo, pois envolve a reestruturação dos conceitos de ética, valores e liderança.
Pode ser difícil, mas em longo prazo valerá a pena! Uma empresa com funcionários felizes conta com chances de sucesso superiores. Lembre-se de que seus colaboradores são a alma do seu negócio!
Para mais dicas e novidades sobre gestão de empresas, continue acompanhando o blog da Samel! Para saber como implantar um plano de saúde na sua empresa e melhorar ainda mais o bem-estar de seus funcionários, confira nosso guia completo sobre essa temática!

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

O conceito de bem-estar dos funcionários envolve um estado de plena satisfação entre corpo e mente, além das sensações de conforto, tranquilidade e ...

O conceito de bem-estar dos funcionários envolve um estado de plena satisfação entre corpo e mente, além das sensações de conforto, tranquilidade e ...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...