Conheça os exames preventivos que ajudam a manter a saúde da mulher

Samel Saúde
21 de março de 2017

Conheça os exames preventivos que ajudam a manter a saúde da mulher

O hábito de ir ao médico periodicamente é de extrema importância para manter a saúde, tanto para os homens, quanto para as mulheres em qualquer idade. Porém, muitas pessoas ainda ignoram essa prática.

Quando se trata de saúde da mulher, é muito comum que fatores como a correria do dia a dia e as responsabilidades com o trabalho sejam apontados como responsáveis pelo adiamento das consultas.

A médica ginecologista do Hospital Samel, Dra. Tatiana Fernandes, informa que “o check-up deve ser visto como uma ferramenta importante para a prevenção de doenças, e a mulher deve se submeter não apenas aos exames ginecológicos, como também ir a consultas com um clínico geral e cardiologista para realização de exames complementares”.

Em entrevista ao blog Conexão Saúde, a Dra. Tatiana Fernandes explicou quais os exames são geralmente solicitados para garantir a boa saúde feminina.

 

Exame Preventivo (Papanicolau)

De acordo com a Dra. Tatiana, a realização do exame preventivo é essencial para diagnosticar alterações no colo do útero, que na maioria dos casos, são fáceis de tratar. “O exame Preventivo, também conhecido como Papanicolau, é recomentado a partir da primeira relação sexual e, desde então, deve ser feito anualmente”.

 

Mamografia

Conheça os exames preventivos que ajudam a manter a saúde da mulher
Exame de mamografia

O exame detecta anormalidades no tecido da mama, deve ser feito anualmente a partir dos 40 anos de idade. “O histórico familiar é um fator importante para iniciar a realização do exame mais cedo, para prevenção”.

 

Ultrassom transvaginal

A ultrassom transvaginal, assim como a mamária, geralmente não são pedidos como parte da rotina médica por serem específicos. “O objetivo desse exame é avaliar os órgãos do sistema reprodutivo da mulher”. Já a ultrassonografia mamária pode complementar o diagnóstico em caso de mamas mais densas durante a mamografia.

 

TSH

Segundo a Dra. Tatiana, o exame TSH é um exame de sangue indicado para verificar as funções da tireoide. Dependendo dos sintomas da paciente, ele pode ser solicitado antes dos 40 anos.

 

Glicemia

O exame de glicemia auxilia na identificação dos níveis glicêmicos no sangue, o que inclui para o diagnóstico da diabetes. Geralmente, é solicitado na consulta inicial.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

O hábito de ir ao médico periodicamente é de extrema importâ...

O hábito de ir ao médico periodicamente é de extrema importâ...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...