Dezembro Vermelho: vamos conversar sobre prevenção e cuidados?

Samel Saúde
5 de dezembro de 2019

O último mês do ano já começou e precisamos falar de prevenção. É a Campanha Dezembro Vermelho. Época do ano dedicada à luta contra o HIV e AIDS.

Sabendo da importância da prevenção, a Samel reuniu informações essenciais para ajudar você a cuidar da sua saúde. Veja abaixo:

 

O que é HIV/AIDS? Como essa e outras IST’s são transmitidas?

No dia a dia, o seu organismo recebe diversos ataques de bactéria, vírus e outros microorganismos. O sistema imunológico trabalha para impedir a eficácia desses agressores. Tudo para que seu corpo se mantenha livre de infecções e doenças. Tudo está ligado à sua imunidade e aos cuidados que você costuma ter.

Mas, o que você precisa saber é que nem tudo se transmite pelo ar, como uma simples gripe. Também existem microorganismos bem mais prejudiciais, transmitidos sexualmente quando a relação ocorre sem preservativo.

Algumas IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis), antigamente conhecidas como DST’s, são silenciosas e não apresentam sintomas, como o HIV e AIDS. Outras se manifestam através de feridas, corrimentos, verrugas ou bolhas. 

Existem outros meios, não sexuais, onde a transmissão pode ocorrer. Sendo eles: 

  • Pelo contato de mucosas;
  • Contato de ferimentos com alguma secreção corporal contaminada;
  • Amamentação, parto ou gestação;
  • Compartilhamento de agulha ou seringa;
  • Transfusão de sangue infectado;
  • Instrumentos diversos (hospitalares, piercing, manicure e outros) não esterilizados.

 

Cada um dos possíveis diagnósticos carrega suas particularidades. Por isso, o Dezembro Vermelho também reforça a necessidade do uso da camisinha, seja masculina ou feminina. Saiba que adotar essa medida, além de evitar essas infecções, melhora a qualidade de vida.

A campanha do mês de dezembro traz o combate à transmissão do HIV e AIDS como bandeira principal. Trata-se de uma doença que afeta nosso sistema imunológico, principalmente os linfócitos T-CD4+, que são os principais combatentes diretos do HIV e o também do HTLV, um outro tipo de doença sexualmente transmissível, menos conhecida, mas que pode causar problemas sérios. 

Esses vírus agem sobre a célula CD4, um dos linfócitos do nosso sistema imunológico. Eles se apropriam dela e fazem com que se multiplique contaminada. Com isso, o corpo fica mais vulnerável a patologias.

 

Além da camisinha, você já conhece a prevenção combinada?

Até pouco tempo atrás, somente o uso da camisinha era necessário para combater o HIV, mas, diante da epidemia da infecção, novas estratégias foram criadas para complementar a prevenção.

Dentre as alternativas de tratamento como prevenção, temos a Profilaxia Pós-exposição (PEP) e a Profilaxia Pré-exposição (PrEP). Vale reforçar que é preciso que ocorra uma combinação, pois o uso de uma medida não descarta o uso das outras.

A PEP um procedimento de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras IST’s, que consiste no uso de medicamentos durante 28 dias, para reduzir o risco de adquirir alguma dessas infecções. É indicado aos pacientes que tiveram uma relação desprotegida, sem camisinha, nas primeiras 72 horas. Essa profilaxia é oferecida gratuitamente pelo SUS, mas o acompanhamento de uma equipe médica se faz necessário.

No caso da PrEP, trata-se do uso de duas substâncias, (Tenofovir e Entricitabina), em um único comprimido. Juntas, elas impedem que o HIV se estabeleça e se espalhe pelo corpo. Somente as pessoas listadas pelo Ministério da Saúde podem receber a prescrição.

A PrEP não previne a gravidez e não garante 100% de proteção contra o HIV, tal como qualquer outro método. Todos os meios de tratamentos e prevenção precisam de acompanhamento médico. A Campanha Dezembro Vermelho estimula o uso dessas medidas e alerta que o uso da camisinha jamais deve ser descartado. Por isso a iniciativa recebe o nome de prevenção combinada.

 

Você sabia que a Campanha Dezembro Vermelho inspirou outros movimentos?

O mês recebeu esse título após uma decisão da Assembléia Mundial da Saúde, em outubro de 1987, de transformar o dia 1 de dezembro em um marco mundial no combate ao HIV. A data serve para trazer conscientização, tolerância e compreensão com as pessoas infectadas. A medida recebeu apoio da ONU e 1 ano depois chegou ao Brasil, através do Ministério da Saúde. 

A campanha é simbolizada por um laço vermelho, sugerido pela Visual Aids (1991), que representa o compromisso na luta contra a Aids. O grupo artístico quis homenagear todos seus colegas que morreram por conta da infecção. A marca foi inspirada nos laços amarelos de honra ao mérito que os soldados receberam, após retornarem da Guerra do Golfo.

A partir disso, surgiu o laço rosa do Outubro Rosa, que você já conhece, para trazer a importância dos cuidados para prevenir câncer de mama. Depois veio o Novembro Azul e as demais cores de laço e meses voltados para promover saúde.

Essas iniciativas já alcançaram milhares de instituições de saúde e na Samel não seria diferente. A rede de Hospitais e Planos de Saúde Samel apoia todos os movimentos que promovam a saúde, além de possuir laboratórios e corpo médico capacitado para diagnosticar e contribuir para os tratamentos. Clique aqui e saiba como se proteger de outras doenças infecciosas. 

Veja também: Aplicativo pode facilitar adesão de pacientes ao tratamento de HIV.

 

Gostou de ler a respeito do Dezembro Vermelho e sobre os meios de prevenção contra o HIV/AIDS? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais. Siga a Samel no Facebook e também no Instagram. Para outras dicas e informações, acesse nosso blog.

Fonte: Ministério da Saúde e UNAIDS.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

O último mês do ano já começou e precisamos falar de prevenção. É a Campanha Dezembro Vermelho. Época do ano dedicada à luta contra o HIV e AIDS. ...

O último mês do ano já começou e precisamos falar de prevenção. É a Campanha Dezembro Vermelho. Época do ano dedicada à luta contra o HIV e AIDS. ...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...