Dia do Médico: entenda o papel e a importância desse profissional

Samel Saúde
23 de outubro de 2020

Uma das profissões mais prestigiadas do mundo, sem dúvida, é a medicina. Afinal, é o médico quem dedica boa parte do seu tempo para cuidar de doentes e salvar vidas. 

E para homenagear e reconhecer a importância da profissão, no Brasil e em algumas partes do mundo, o dia 18 de outubro foi instituído como o Dia do Médico.  

Mais do que um dia de comemoração para a classe, nós, da Samel, propomos uma reflexão sobre o papel do médico na sociedade atual, bem como sua missão, desafios e importância. 

Confira!

Dia do Médico: por que foi escolhido o dia 18 de Outubro?

O Brasil é conhecido por ser um dos países com maioria da sua população declaradamente cristã, e assim herdou muito da tradição religiosa, inclusive o dia do médico – o mesmo dia em que os católicos do mundo todo comemoram o dia de São Lucas.  

De acordo com a igreja, São Lucas passou parte de sua vida levando a cura para as pessoas e, por isso, é considerado o padroeiro da medicina. 

Na sociedade contemporânea, a medicina continua sendo uma profissão socialmente referenciada. E não é por menos, visto que são eles, os médicos, que se dedicam a tratar doenças e assim contribuir para a qualidade de vida da sociedade.

O papel do médico na sociedade 

O profissional de medicina dedica boa parte do seu tempo aos cuidados dos pacientes, no que se refere ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças. Além disso, orienta quanto aos bons hábitos que as pessoas devem adotar para terem mais qualidade de vida.  

Outra parte pouco falada sobre o papel do médico é a busca constante de conhecimento. O profissional deve estar sempre em atualização sobre as novas descobertas científicas que podem impactar a medicina. 

A cada novidade, as sociedades médicas podem adotar padrões de tratamento diferentes para as doenças, garantindo melhores expectativas de recuperação aos pacientes. 

Confira também:

A importância do médico urologista para a saúde do homem

Clínico Geral: quando procurar?

Muito além do tratamento de doenças  

Hoje em dia, com uma série de mudanças que vêm ocorrendo na cultura das instituições de saúde, a área de medicina passa a oferecer um atendimento ainda mais humanizado aos pacientes

O objetivo é assegurar uma abordagem completa, que considere não só o histórico de saúde do paciente, mas também as condições emocionais dele. É preciso atender de forma que os pacientes se sintam seguros e acolhidos durante a consulta.  

Para oferecer um atendimento ainda mais completo e personalizado, muitas tecnologias vêm sendo implementadas nos hospitais, como o prontuário eletrônico. Ele funciona basicamente como um banco de dados com o histórico do paciente.

Com ele, o médico consegue oferecer um atendimento ainda mais assertivo e seguro aos pacientes, que muitas vezes chegam às unidades de saúde em situação delicada e em estado de fragilidade. 

Por tudo isso, ao lembrar do Dia do Médico, devemos associá-lo a um profissional cuja atuação vai além do tratamento e cura de doenças. Afinal, a profissão envolve também oferecer conforto nas mais diferentes situações.

Desafios da profissão

Tirando o prestígio e o elevado status social, a medicina, como qualquer outra área, também possui seus desafios e adversidades. Os médicos naturalmente se veem diante de situações delicadas, onde precisam decidir de que forma atuar diante do estado de saúde do paciente.  

Outros desafios incluem a rotina nos hospitais, com plantões em que o médico precisa atender um grande número de pacientes, cada qual com um problema de saúde diferente. 

Diante dessa pressão diária, o profissional deve se dedicar ao máximo para prestar o melhor atendimento, com atenção especial em cada situação. Com tudo isso, ainda precisa trabalhar o autocontrole para preservar a própria saúde. 

Na linha de frente contra o coronavírus

Um exemplo ainda mais emblemático da importância do médico para a sociedade é o enfrentamento ao novo coronavírus. 

Diante de uma doença até então desconhecida, sem medicamentos próprios e com métodos de tratamento alternativos, a comunidade médica mundial teve de encarar com resiliência a rotina de cuidados aos pacientes infectados pelo coronavírus.

Em Manaus, que chegou a ser epicentro da Covid-19 no Brasil, os profissionais da saúde foram exemplo de dedicação no combate à doença. 

Com apoio do Grupo Samel, que disponibilizou estrutura e corpo profissional para o Hospital de Campanha de Manaus, a cidade conseguiu superar a fase mais grave da pandemia.  

Por todas essas questões, nós, do Grupo Samel, não poderíamos deixar de homenagear e reverenciar a todos os profissionais que contribuem diariamente ao atendimento de excelência aos nossos clientes.  

 

A todos nossos parceiros, um feliz Dia do Médico!

 

Leia também: A importância do fisioterapeuta na Unidade de Terapia Intensiva.

Dia do médico

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Uma das profissões mais prestigiadas do mundo, sem dúvida, é a medicina. Afinal, é o médico quem dedica boa parte do seu tempo para cuidar de doentes e salvar vidas....

Uma das profissões mais prestigiadas do mundo, sem dúvida, é a medicina. Afinal, é o médico quem dedica boa parte do seu tempo para cuidar de doentes e salvar vidas....

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...