Dia Mundial da Saúde: 7 passos para o seu bem-estar completo

samelblog
23 de abril de 2021
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No dia 7 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde. A data nos lembra de um tema que é importante não apenas nesse dia, mas para o ano todo: a saúde. É uma oportunidade de refletir sobre uma série de questões que envolvem o bem-estar de uma pessoa. 

E por falar nisso, como você cuida da sua saúde? O seu estilo de vida proporciona uma boa qualidade de vida? A Samel trouxe neste artigo 7 passos importantes para ajudar você a ter saúde em todas as áreas.

Acompanhe!

Saúde não é ausência de doença 

Pode parecer óbvio que ter saúde é simplesmente não estar acometido por doenças. Essa ideia não está totalmente errada. Mas o conceito de saúde é muito mais abrangente. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde pode ser definida como um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Ou seja, é preciso harmonia nas mais diversas áreas da vida.

Então, como investir em saúde para alcançar o bem-estar completo? Continue a leitura e descubra.

Dia Mundial da Saúde: veja 7 passos para o seu bem-estar

Nós trouxemos algumas dicas do que você pode aplicar no dia a dia para melhorar a sua vida. Confira:

1. Mantenha o corpo sempre ativo

Que o sedentarismo faz mal não é novidade para ninguém. Mas tem uma informação que talvez você não saiba: doenças associadas ao estilo de vida sedentário matam mais que o trânsito e a violência, segundo o Ministério da Saúde. 

As principais doenças decorrentes do sedentarismo são: infartos, derrames, diabetes, hipertensão e outras doenças associadas. 

Isso reforça a importância de adotarmos um estilo de vida mais ativo, com espaço para caminhadas, corridas, esportes, treinos em academia, entre outros. 

Os benefícios dessas práticas vão muito além da questão estética. Eles ajudam a liberar serotonina, um neurotransmissor responsável pelo aumento da sensação de bem-estar. 

Ah, e vale lembrar que não é só esporte pesado que faz bem. A prática de yoga, pilates e exercícios funcionais também são muito bem-vindos. 

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2. Exercite a sua mente 

Não diferente do corpo, a mente também precisa de exercícios para funcionar bem. Por isso, especialistas recomendam que as pessoas reservem um espaço na rotina para praticar uma atividade benéfica para a mente.

Nesse aspecto podemos incluir leitura, jogos de tabuleiro, palavra cruzada ou qualquer outra atividade que lhe dê prazer. Além disso, o descanso mental é importante, por isso deve haver espaço para o lazer e relaxamento. 

3. Priorize o seu bem-estar social

Entre os pontos essenciais para a saúde, de um modo geral, está o bem-estar social. Mas o que isso quer dizer? Podemos exemplificar falando do contexto no qual estamos inseridos, incluindo as pessoas, o clima e até mesmo o ambiente.

Você já percebeu o quanto é gratificante estar rodeado de pessoas agradáveis em um clima de descontração? Essa sensação de bem-estar não tem preço, concorda? 

Por isso, é sempre importante dedicar um tempo para as pessoas queridas da sua vida, seja em um churrasco no domingo com os amigos, seja um lazer no sítio junto da família. 

4. Trabalhe com o que você gosta

É fato que nem sempre o emprego que a pessoa tem é uma escolha. Por vezes, a situação obriga o trabalho em uma área com a qual o indivíduo não se identifica. Isso pode se tornar motivo de desânimo e desgaste mental. 

Para evitar esse cenário, é importante que a pessoa nunca desista de alcançar o emprego que sempre sonhou, e se dedique a algo que realmente goste. 

Uma outra alternativa, seguida por muitos, principalmente na pandemia, é transformar uma atividade prazerosa em algo rentável. E assim surgem microempreendedores em diversas áreas do mercado. 

5. Esteja aberto às novas sensações 

Outro ponto muito importante para a saúde e bem-estar é viver novas experiências. É preciso dedicar um tempo para conhecer novos lugares, experimentar uma culinária exótica, conhecer pessoas, estar em ambientes que provoquem novas emoções, etc. 

Não necessariamente é preciso esperar as férias do ano para isso. Com força de vontade dá para sair da rotina durante a semana mesmo. Que tal experimentar? 

6. Vá ao médico regularmente 

Independente da idade, os cuidados com a saúde devem ser constantes. Por isso, vá ao médico pelo menos uma vez ao ano para verificar se está tudo bem com a sua saúde. 

Não esqueça também de outros cuidados essenciais:

  • Exercícios físicos;
  • Alimentação balanceada;
  • Higiene pessoal, etc.  

7. Cuide da sua autoestima 

É claro que inúmeros fatores influenciam a autoestima e autoconfiança de uma pessoa. Mas a aparência é quase sempre uma condição predominante. Se é o seu caso, é importante trabalhar essas questões, seja com um bom banho de salão, seja com sessões de terapia com o psicólogo

Sim, o acompanhamento de um especialista pode ajudar, e muito, a trabalhar questões internas que impedem o seu desenvolvimento pessoal. 

Gostou do artigo? Independente do Dia Mundial da Saúde, é importante trabalhar o seu bem-estar físico, mental e social todos os dias. Compartilhe nossas dicas com os seus amigos! Leia também: Ginástica laboral: o que é e como ajuda no ambiente de trabalho?

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