Dietas para Perder Peso e seus Riscos para a Saúde

Samel Saúde
13 de julho de 2020

Para conseguir alcançar o corpo desejado, muitos homens e mulheres se submetem a diversos métodos. Entre eles, as dietas para perder peso, como a dieta da bolacha, dieta da uva, dieta da sopa, dieta de comida para bebês e outras.

O que poucos sabem é que elas são restritivas e podem causar sérios danos à saúde. O único profissional que está realmente habilitado a prescrever dietas é o nutricionista.   

Se você tem o hábito de seguir dicas de amigos ou mesmo dietas da internet com objetivo de emagrecer, cuidado. Apesar de parecerem o método mais rápido, a falta de orientação profissional pode causar sérios danos ao seu corpo. 

Veja a seguir como esses métodos podem prejudicar você.

Dietas para perder peso mais famosas e seus malefícios

O maior problema das dietas para perder peso é que elas são consideradas prejudiciais à saúde. Afinal, junto com os quilos, há a perda de inúmeros nutrientes que são essenciais para uma vida e alimentação saudável

Muitas vezes, o emagrecimento é falso, pois perde-se apenas água e músculo, e não gordura. A Samel selecionou algumas dietas para “famosas” e seus malefícios para a saúde. Confira:

Dieta da sopa

Em um primeiro momento, a dieta da sopa pode parecer inofensiva. Afinal, você está ingerindo legumes e, aparentemente, levando uma vida saudável. O problema é que nem sempre o prato contém todos os nutrientes que uma pessoa precisa.

É o caso das vitaminas, gorduras boas, proteínas, fibras e carboidratos, por exemplo. Além disso, você está sem o acompanhamento de um nutricionista e pode estar pondo a sua saúde em risco. 

Para a sua segurança, o ideal é que a dieta seja conduzida por um nutricionista. Caso contrário, existe a chance não só de perder vitaminas, mas também de voltar ao peso anterior. 

Leia também:

Dia Mundial da Saúde: 7 passos para o seu bem-estar completo 

Alimentos para hipertensos: o que comer e o que evitar? Veja a lista 

Dieta do vinagre

Esta consiste em acrescentar algumas colheres de sopa de vinagre branco diluído com água em sua rotina de alimentação. Embora esse seja um alimento comum para acompanhar a salada, o excesso dele traz muitos riscos. 

Ele pode causar gastrite e úlceras, além de irritar profundamente o esôfago e o estômago. Outros problemas que podem surgir é a corrosão do esmalte dos dentes e ainda afetar o cálcio dos ossos.

Por isso, nada de aderir a esse método, hein! Antes de qualquer mudança radical na alimentação, procure ajuda profissional. 

Dieta da bolacha

Qualquer restrição alimentar que gire em torno de consumir produtos industrializados e calóricos não parece muito saudável, não é mesmo? 

A dieta da bolacha consiste, basicamente, em ingerir apenas o produto. Não é preciso conhecer muito sobre nutrição para compreender que faltam todos os nutrientes que nosso corpo precisa neste cardápio.

As bolachas são formadas principalmente por carboidratos, que ajudam a formar a glicose, responsável por dar energia ao corpo. Mas por si só, ele não é suficiente para manter o corpo forte.

Além disso, o carboidrato ajuda a formar gorduras no corpo, o que vai contra o objetivo da dieta. É por isso que a dieta da bolacha não é uma opção segura para emagrecer. 

Dieta da fruta

Você sabia que as frutas são ricas em frutose (um tipo de açúcar)? Pois é. Em excesso, elas aumentam os níveis de glicose no sangue, o que também não é tão saudável como se pensa.

Esta dieta é baseada apenas no consumo restrito de frutas durante semanas. Além de excluir uma série de nutrientes da alimentação, ainda pode sobrecarregar o pâncreas, os rins e desenvolver gordura no fígado. 

Portanto, fique atento! Nem tudo o que se vê na internet com objetivo de emagrecer traz benefícios ao organismo. Por mais inofensivo ou aparentemente benéfico que seja tal dieta, é sempre bom desconfiar. 

Como um nutricionista pode ajudar nas dietas para perder peso?

O nutricionista é o profissional habilitado para montar uma dieta saudável, levando em conta o perfil de cada pessoa. Além de fazer uma análise da sua atual condição de saúde, o profissional indica o tipo de alimentação que você deve seguir. 

Caso necessite, procure um nutricionista para lhe orientar sobre dietas para perder peso, de forma balanceada e pensando sempre em sua saúde. Nunca faça isso sozinho. Para mais dicas de bem-estar e alimentação continue acompanhando o blog da Samel! 

dietas para perder peso

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Para conseguir alcançar o corpo desejado, muitos homens e mulheres se submetem a diversos métodos. Entre eles, as dietas para perder peso

Para conseguir alcançar o corpo desejado, muitos homens e mulheres se submetem a diversos métodos. Entre eles, as dietas para perder peso

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...