Entenda as Diferenças na Cobertura dos Planos de Saúde

Samel Saúde
12 de outubro de 2018

A cobertura de um plano de saúde, seja empresarial, para médias e pequenas empresas ou mesmo individual, pode variar conforme a modalidade. Em cada um, há diferenças em relação às coberturas disponíveis.

Cada plano tem características que irão ditar o tipo de cobertura realizada, podendo ser mais ou menos abrangente. A escolha por qual plano e cobertura optar dependerá das necessidades individuais de cada um. Entenda mais a seguir!

Tipos de cobertura de um plano de saúde

Um convênio médico conta com coberturas que envolvem região — nacional, estadual, grupo de estados, municípios e grupo de municípios —, consultas, exames, tratamentos, hospitais, laboratórios, consultórios médicos, órteses e próteses e assistencial.

Segmentação assistencial

Dentre as opções assistenciais, a cobertura do plano de saúde pode ser:

  • ambulatorial;
  • hospitalar sem obstetrícia;
  • hospitalar com obstetrícia;
  • exclusivamente odontológico;
  • referência;
  • ambulatorial + odontológico;
  • ambulatorial + hospitalar sem obstetrícia;
  • ambulatorial + hospitalar com obstetrícia;
  • hospitalar com obstetrícia + odontológico;
  • hospitalar sem obstetrícia + odontológico;
  • ambulatorial + hospitalar sem obstetrícia + odontológico;
  • ambulatorial + hospitalar com obstetrícia + odontológico.

Determinado tipo de plano pode oferecer cobertura apenas estadual, que tenha uma rede de hospitais menor e que a segmentação assistencial seja ambulatorial, por exemplo.

Outro tipo pode contar com cobertura nacional, maior rede de hospitais e laboratórios, e que seja ambulatorial e hospitalar com obstetrícia. Por esse motivo, ouvimos dizer que alguns hospitais não atendem determinado convênio ou que o plano não cobre algumas peculiaridades.

Com isso, há diversas possibilidades e a cobertura do plano de saúde dependerá do que constar como disponível nele. O tipo escolhido também irá interferir nos custos do convênio.

Como escolher a cobertura de um convênio médico?

Agora que você entendeu sobre a cobertura do plano de saúde, para a escolha será necessário analisar o que melhor atenderá o que você procura.

Por exemplo, ao escolher um convênio empresarial, é preciso identificar o uso que os colaboradores fazem do mesmo, em quais regiões moram (para identificar a melhor rede credenciada), o que buscam em termos de atendimento médico e o que a empresa está disposta a oferecer.

A Samel conta com uma operadora de saúde e uma rede própria de hospitais que atendem às necessidades de cada empresa de acordo com o desejado. Os planos têm cobertura para hospitais da própria Samel e também para outros da região de Manaus, enquanto a rede de hospitais aceita o convênio Samel e outros planos.

De acordo com o que a empresa procura, a Samel consegue personalizar seus serviços. Entre em contato para conhecer todos os produtos e continue acompanhando o blog para mais conteúdos!

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

A cobertura de um plano de saúde, seja empresarial, para médias e pequenas empresas ou mesmo individual, pode variar conforme a modalidade. Em cada um, há diferenças em relação às coberturas dispon...

A cobertura de um plano de saúde, seja empresarial, para médias e pequenas empresas ou mesmo individual, pode variar conforme a modalidade. Em cada um, há diferenças em relação às coberturas dispon...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...