Esqueci de Tomar Antibiótico no Horário! E Agora? Saiba o Que Acontece em Seu Organismo

Samel Saúde
20 de setembro de 2018

É muito comum esquecermos que tomar nossos remédios no horário correto, não é mesmo? Em meio a correria do dia a dia, pode ser que o compromisso com o medicamento passe batido uma hora ou outra. Hoje nós vamos te explicar o que acontece e o que deve ser feito quando pensamos: “Esqueci de tomar antibiótico”.

A médica infectologista dos Hospitais dos Planos de Saúde Samel, Dra. Mayla Borba explica que antibióticos são substâncias desenvolvidas para combater o surgimento de microorganismos bacterianos em seu corpo. São sintetizados em laboratório e, para funcionarem da maneira correta, é preciso uma certa constância no uso, caso contrário, os efeitos esperados para o tratamento podem não ser os ideais.

Esqueci de tomar antibiótico! O que fazer?

Caso você tenha esquecido de tomar o remédio na hora certa, o ideal é que o mesmo seja ingerido assim que possível. Porém, caso faltem menos de duas horas até o horário da próxima dose, é melhor substituir por aquela que foi esquecida.

É sempre preciso ajustar o horário do tratamento em relação ao da dose anterior. Se a hora do seu antibiótico era 10h da manhã e você só tomou ao meio-dia, conte as horas até a próxima dose a partir do meio-dia, e não das 10h.

O que acontece quando não tomo a dose no horário?

O que acontece quando você esquece de tomar o antibiótico no horário é simples: o medicamento não surte o efeito desejado. Porém, não se preocupe se esquecê-lo por apenas uma hora. De acordo com a Dra. Mayla, o período de ausência da substância na corrente sanguínea precisa ser maior do que isso para existir alguma diferença prática.

Estou melhor! Posso parar de tomar o antibiótico?

De maneira alguma o tratamento pode ser pausado antes do momento indicado pelo médico especialista. “Para cada doença existe um período de tratamento proposto, então, mesmo que já esteja se sentindo bem, é imprescindível tomar as medicações no tempo indicado”, ressalta a infectologista. Caso contrário, terá grandes chances de passar por uma recaída, que pode ser ainda pior para você e seu corpo do que a bactéria anterior.

Lembre-se sempre de perguntar ao seu médico sobre possíveis interações do antibiótico que você está tomando com o álcool e também com outros medicamentos de uso contínuo, como os anticoncepcionais. Jamais se automedique. Procure sempre um especialista na área.

Agora que você já sabe o que fazer caso pense “esqueci de tomar antibiótico!’. Gostou desse conteúdo? Acompanhe o blog da Samel para ficar por dentro das novidades e cuidar do seu corpo e da sua família da melhor maneira possível.

Descubra o melhor plano de saúde em Manaus, entre contato com a Samel e obtenha soluções em saúde para sua empresa. Solicite ainda hoje seu Plano Empresarial!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

É muito comum esquecermos que tomar nossos remédios no horário correto, não é mesmo? Em meio a correria do dia a dia, pode ser que o compromisso com o medicamento pa...

É muito comum esquecermos que tomar nossos remédios no horário correto, não é mesmo? Em meio a correria do dia a dia, pode ser que o compromisso com o medicamento pa...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...