Exames de Rotina para Mulheres — Por Que Fazer?

Samel Saúde
31 de março de 2021

Fazer exercícios regularmente e levar uma alimentação balanceada não são as únicas práticas necessárias para nos manter saudáveis. A realização dos exames de rotina para mulheres também é essencial, pois é a única maneira de ter um diagnóstico precoce de doenças que podem acometer a qualquer uma.

Ainda sim, existem muitas dúvidas acerca da importância da realização dos exames, bem como quais devem ser realizados e, principalmente, com que frequência. Leia este artigo e descubra todas as informações sobre o assunto!

O que são os exames de rotina para mulheres?

Os exames de rotina para mulheres dependem diretamente da idade e, também, se fazem parte de algum tipo de grupo de risco para determinadas doenças.

A orientação é para que se comece juntamente com o início das relações sexuais ou antes, de acordo com a indicação do médico, para quem tem tendências genéticas relacionadas à enfermidades ginecológicas.

Cada um dos exames conta com uma função diferente. Basicamente, funciona assim:

  • início das relações sexuais — Colpocitologia oncótica (Papanicolau) todos os anos. Pode-se ainda fazer a Colposcopia, Vulvoscopia e Ultrassonografia transvaginal ou pélvica e mamária.
  • a partir dos 40 anos — Colpocitologia oncótica, Mamografia e Ultrassonografia transvaginal todos os anos. Ultrassonografia pélvica é indicada para mulheres que não tiveram relação sexual;
  • a partir dos 50 anos — Colpocitologia oncótica, Mamografia e Ultrassonografia transvaginal todos os anos, densitometria óssea, pesquisa de sangue oculto nas fezes e pesquisa de patologias da tireóide.

Qual a importância real dos exames?

A maior razão para a realização dos exames de rotina para mulheres em laboratórios é a prevenção de doenças. Cada faixa etária conta com aquelas que têm maior chance de acontecer.

Porém, uma das maiores preocupações é com o câncer que, muitas vezes, pode ser silencioso. Por isso é tão importante contar com um diagnóstico o mais cedo possível.

O câncer de colo uterino, por exemplo, é um dos mais comuns no Brasil. São mais de 200 mil pacientes diagnosticados todos os anos, segundo o Instituto Nacional de Câncer. A partir dos 50 anos de idade, aumenta também a chance de câncer de mama, bem como a de osteoporose.

Exames ginecológicos são considerados de atendimento primário pelo governo, então podem ser realizados em qualquer unidade básica de saúde. Entre em contato com seu ginecologista e realize exames anualmente!

Para ler mais sobre a saúde da mulher continue acompanhando o blog da Samel!

 

exames de rotina para mulheressaúde da mulher

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Fazer exercícios regularmente e levar uma alimentação balanceada não são as únicas práticas necessárias para nos manter saudáveis. A realização dos exames de rotina ...

Fazer exercícios regularmente e levar uma alimentação balanceada não são as únicas práticas necessárias para nos manter saudáveis. A realização dos exames de rotina ...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...