Ginastica laboral: O que é e como ajuda no ambiente de trabalho?

Samel Saúde
30 de julho de 2020

Você sabia que existe uma área da medicina denominada “medicina do trabalho”? É comum os colaboradores passarem oito horas de seus dias sentados nas cadeiras do escritório e uma rotina como essa impacta diretamente no corpo humano. Foi pensando na prevenção de doenças ocupacionais (provocadas por fatores relacionados ao ambiente de trabalho), que foi desenvolvida uma série de exercícios físicos especializados. Quer saber o que é ginástica laboral? Confira a seguir!

Afinal, o que é ginástica laboral?

Para entender o que é ginástica laboral, é preciso compreender que qualquer tipo de atividade física é bem-vinda para o corpo humano. Pode ser feita no parque, na rua, na academia e até mesmo no ambiente de trabalho.

A ginástica laboral é exatamente isso: uma série de exercícios físicos realizados dentro do expediente. O objetivo mais amplo da prática é melhorar a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores, evitando lesões por esforço repetitivo e outras doenças ocupacionais.

Um dos grandes benefícios em médio e longo prazo é a redução do absenteísmo.

 Como é feita a ginástica laboral?

Agora que você já sabe o que é ginástica laboral é hora de compreender melhor como funciona a prática. Em suma, é realizado o  alongamento do tronco, cabeça, membros inferiores e membros superiores. Há diferença nos exercícios executados de acordo com a função do colaborador.

Existem três modalidades diferentes da prática. Veja abaixo:

  1. ginástica laboral preparatória — para ser realizada no início da jornada de trabalho, com duração de 10 até 20 minutos. A ideia é preparar o colaborador para suas tarefas do dia, despertando e aquecendo os grupos musculares;
  2. ginástica laboral compensatória — também com duração de 10 até 20 minutos, essa modalidade foi desenvolvida para ser realizada no meio do expediente, com o objetivo de compensar as tensões que possam ter sido adquiridas durante o dia e corrigir a postura;
  3. ginástica laboral de relaxamento —  realizada no final da jornada de trabalho, costuma durar apenas 10 minutos e seu maior objetivo é a redução do stress, bem como oxigenar as estruturas musculares.

Gostou de saber o que é ginástica laboral e está pronto para implementá-la em sua empresa? Acompanhe o blog da Samel e fique por dentro de todas as práticas que podem tornar o dia de trabalho ainda mais prazeroso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Você sabia que existe uma área da medicina denominada “medicina do trabalho”? É comum os colaboradores passarem oito horas de seus dias sentados nas cadeiras do escr...

Você sabia que existe uma área da medicina denominada “medicina do trabalho”? É comum os colaboradores passarem oito horas de seus dias sentados nas cadeiras do escr...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...