Janeiro branco: como cuidar da saúde mental? Veja 5 bons hábitos

Samel Saúde
7 de janeiro de 2021

Por Agaminon Sales

O início do ano é marcado pela cultura do recomeço, inspirando reflexões, autoanálises e planos. É também o momento de aprender como cuidar da saúde mental. Afinal, sem ela é praticamente impossível alcançar as metas estabelecidas para o ano que se inicia. 

A campanha Janeiro Branco é voltada justamente para a saúde mental, com objetivo de alertar o público para as doenças como a depressão, ansiedade, estresse e outras que prejudicam a qualidade de vida.  

Sabendo da importância de falarmos desse assunto, a Samel Planos de Saúde convidou a psicóloga Ana Carolina Maia (CRP 20/04768) para conversar sobre o assunto, que não deve ser motivo de vergonha, mas sim uma atitude de autocuidado, autoconhecimento e amor próprio.

O que o Janeiro Branco tem a ver com saúde mental?

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), saúde mental é o estado de bem-estar no qual o indivíduo tem conhecimento total do seu próprio potencial, consegue lidar com o estresse normal da vida, trabalha de forma produtiva e frutífera, e é capaz de contribuir com a sua comunidade. 

Portanto, “uma vez que existe um desequilíbrio em alguma dessas áreas, pode-se considerar um sinal de alerta.”, aponta Ana Carolina.

O Janeiro Branco também é uma campanha recente, se comparada ao Outubro Rosa e o Novembro Azul, mas, de acordo com Maia, “a necessidade de falarmos de saúde mental é de extrema importância, pois as campanhas estão relacionadas à prevenção. As estatísticas mostram que as pessoas estão adoecendo das emoções com maior facilidade. Hoje, o Brasil ocupa 1º lugar no ranking mundial como país mais ansioso. A ansiedade é considerada desencadeadora de diversos outros adoecimentos psíquicos. Quanto mais orientação for levada até a população, menor será o número de pessoas desinformadas e com ‘pré-conceitos’ estabelecidos.”

Ainda sobre a campanha, os idealizadores perceberam que logo no início do ano as pessoas ficam mais reflexivas a respeito de temas como saúde e bem estar. Por este motivo, escolheram o mês de janeiro para falar sobre saúde mental. 

O branco foi escolhido para representar uma folha em branco. Como um recomeço e uma nova oportunidade de realizar melhores escolhas, como a de cuidar da própria saúde mental. Assim, temos o Janeiro Branco.

Como cuidar da saúde mental?

“Quando falamos em Saúde Mental, não podemos deixar de falar no autoconhecimento, pois é através dele que parte o principal cuidado. Este autoconhecimento nos possibilita ter escolhas assertivas, respeitar limites nas relações sociais, promover autocuidado, cultivar o amor próprio e também analisar e refletir sobre o que precisa ser modificado – transformado no dia a dia”, afirma Ana Carolina.

Vale ressaltar que esse processo não acontece rapidamente. É gradativo e exige dedicação. Conhecer a si mesmo requer reflexão e questionamento. Todo dia você descobre algo novo sobre si e pode analisar mais a fundo o motivo das suas escolhas. 

Um bom começo para isso é “identificar hábitos não saudáveis e revê-los, como beber, fumar e usar outras substâncias”. Os benefícios para quem anda com a saúde mental em dia são “autoestima adequada, autocuidado, busca pela autorrealização, desenvolvimento de habilidades sociais, mais autonomia e melhoria na qualidade dos pensamentos que passam a ser mais coerentes com a realidade”, esclarece a especialista.

Até mesmo a agitação da modernidade pode influenciar nossa saúde mental. Por isso, ela alerta: “é necessário que haja equilíbrio em todos os aspectos da vida. Equilíbrio e bem-estar biológico (corpo físico), psíquico (mental e emoção), social (relação com as pessoas) e espiritual. Tudo que falta ou se tem excesso nos traz prejuízos”.

É preciso desenvolver o hábito da auto observação e perceber a quantidade de energia que estamos investindo em hábitos que podem ser prejudiciais. Um exemplo simples e comum é o uso excessivo das redes sociais. Dentro deste cenário, Ana Carolina Maria afirma que “tudo depende da quantidade e qualidade desse uso ou inserção no mundo virtual. Quanto tempo eu passo nas redes sociais, que me distancia do relacionamento pessoal com a minha família, amigos e outros? Será que tudo o que posto ou curto nas redes sociais é verdadeiro? Também precisa ser avaliado de que maneira este uso interfere na minha vida”. 

Leia também sobre os benefícios da meditação para saúde e o bem-estar.

5 dicas importantes para o seu bem-estar mental

Agora, a Samel traz algumas dicas importantes que você pode colocar em prática para cuidar melhor da sua saúde mental no ano que começa. Veja:

1. Organize a sua rotina

Por vezes, a rotina agitada, com muitas obrigações a cumprir, pode levar ao estresse e à exaustão. Por isso, priorize o que é realmente importante e assuma apenas as responsabilidades que dizem respeito a você.  

2. Priorize o seu descanso

O excesso de trabalho é um dos principais fatores que levam ao desgaste mental. Por isso, é essencial dedicar um tempo para o seu descanso, tanto durante o dia quanto ao final de mais uma semana de trabalho. 

3. Reveja suas relações

Viver rodeado de pessoas tóxicas, em casa ou em qualquer ambiente, traz desgastes emocionais que podem prejudicar a saúde mental. Portanto, reveja suas relações, fique perto de quem traz conforto e evite contato com quem desperta sentimentos ruins. 

4. Cuide bem da sua alimentação

Uma alimentação saudável é indispensável para a saúde de um modo geral, inclusive para a mental. As vitaminas e minerais presentes nos legumes e verduras, como o magnésio, selênio e vitaminas do complexo B, ajudam a regular o estresse e estimulam o equilíbrio emocional.

5. Pratique atividades físicas

Os exercícios ajudam a liberar dopamina e serotonina, importantes hormônios que estimulam a sensação de prazer e bem-estar, promovendo um controle maior sobre as emoções. 

Fontes: Exame, OMS, Janeiro Branco, Ministério da Saúde.

Agora que você já sabe como cuidar da saúde mental, compartilhe este artigo com quem você gosta. E não esqueça de acompanhar o blog da Samel. Leia também: Janeiro Branco: você precisa entender o que é saúde mental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Por Agaminon Sales O início do ano é marcado pela cultura do recomeço, inspirando reflexões, autoanálises e planos. É també...

Por Agaminon Sales O início do ano é marcado pela cultura do recomeço, inspirando reflexões, autoanálises e planos. É també...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...