Lesões na Pele? Descubra as Principais Causas

Samel Saúde
26 de setembro de 2018

Lesões na pele são muito comuns, mas o assunto é extremamente amplo. No caso do aparecimento de algum dos sintomas relacionados, um médico especialista em dermatologia deve ser procurado imediatamente. Só ele poderá garantir que aquela lesão não será prejudicial para seu corpo. Jamais se automedique.

Lesões na pele mais comuns

A pele é o maior órgão do corpo humano e também é um dos mais vulneráveis a ameaças externas. Vamos apresentar as principais causas das lesões na pele que acontecem com mais frequência. Confira!

Dermatite de contato

A dermatite de contato é uma das doenças de pele mais comuns do mundo. O médico dermatologista dos Hospitais dos Planos de Saúde Samel, Dr. Alex Panizza, explica que ela é  resultante da interação de agentes externos e a pele.

Geralmente são restritas ao local de contato e podem ser irritativas ou alérgicas. Em ambos os casos a pele fica inflamada e gera intensa coceira. Podem ser causadas por substâncias como detergentes, sabões, cremes ou perfumes, por exemplo.

Micose 

As micoses são infecções causadas por fungos, sendo a frieira uma das mais comuns, acometendo, principalmente, pés de esportistas. O ambiente úmido e quente no interior dos calçados é perfeito para a proliferação deste tipo de microorganismo. Vermelhidão, fissura e descamação da membrana interdigital do pé são um dos principais sintomas.

Elas se proliferam muito mais facilmente quando a pessoa está baixa imunidade. Bebês também têm grandes chances de contrair a doença, já que usam fraldas e a região costuma ser bastante úmida. Daí a importância da troca frequente das fraldas.

Acne

A acne é o distúrbio dermatológico mais comum. “É uma doença inflamatória na qual há produção de óleo exacerbado e de qualidade alterada nas glândulas sebáceas”, ressalta o dermatologista Alex Panizza. Nessa glândula sebácea há colonização por uma bactéria que aumenta a inflamação na pele. Tem várias apresentações diferentes. 

Pode acontecer tanto na infância, adolescência e na fase adulta. As causas da acne são diversas, podendo ser hereditária, hormonal e por uso dermocosméticos. Também é sabido que dietas de alto teor de açúcar podem piorar o quadro de acne.

Câncer de pele

O câncer de pele é muito mais comum do que nós imaginamos. A principal causa é a exposição ao sol sem proteção adequada. São células que crescem de maneira desordenada em nosso corpo e sua aparência pode variar bastante.

De modo geral é preciso estar atento a assimetrias, bordas irregulares, cor, diâmetro e evolução dos sinais, além de se atentar a feridas que não cicatrizam.

Cuide-se. Fique atento aos sinais que seu próprio corpo te manda. Precisa marcar uma consulta com um dermatologista? Acesse agora mesmo o site da Samel e faça seu agendamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Lesões na pele são muito comuns, mas o assunto é extremamente amplo. No caso do aparecimento de algum dos sintomas relacionados, um médico especialista em dermatolog...

Lesões na pele são muito comuns, mas o assunto é extremamente amplo. No caso do aparecimento de algum dos sintomas relacionados, um médico especialista em dermatolog...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...