Novembro o quê? Entenda a importância do movimento Novembro Azul. Saiba como tudo começou!

Samel Saúde
22 de novembro de 2019

Você já deve ter notado que a cidade de Manaus fica mais azul e cheia de mensagens de prevenção, quando chega o mês de novembro. É o famoso Novembro Azul, que acontece no Brasil e em mais de 20 países. Mas você sabe como tudo isso começou?

Há quem diga que a mobilização foi criada só para conversar com o Outubro Rosa, iniciativa que engaja mulheres no combate do câncer de mama. No entanto, há muito mais coisas que você precisa saber sobre a iniciativa do bigode e sobre os cuidados com a saúde masculina.

Como surgiu o novembro azul?

Trata-se de uma grande movimentação criada para combater os altos índices de câncer de próstata. Tudo começou em uma conversa de bar, na Austrália, em 2003, quando Travis Garone e Luke Slattery decidiram criar uma brincadeira para seus amigos, cujo objetivo era falar sobre a gravidade da doença e arrecadar fundos para uma campanha de prevenção.

Desde o início já foram arrecadados mais de 580 milhões de dólares para financiar projetos e pesquisas sobre saúde masculina e o mês foi escolhido por conta do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado no dia 17/11.

Qual o porquê do bigode?

A regra criada para participar da brincadeira era deixar o bigode crescer e cobrar 10 dólares de cada participante. Pode parecer estranho para a cultura do Brasil, mas a movimentação deu o que falar. Os bigodões chamaram muita atenção e foram assunto nas rodas de conversas.

A repercussão foi tão boa que, no ano seguinte, eles inauguraram a Fundação Movember. Cujo nome veio da junção das palavras moustache (bigode) e november (novembro). Hoje, ela é feita em mais de 20 países, onde os homens são encorajados a deixarem seus bigodes crescerem e as mulheres vestirem a cor azul.

O Brasil no Novembro Azul

A Sociedade Brasileira de Urologia, em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida, foram os responsáveis pela chegada da campanha no Brasil, em 2008. E, neste mês, várias instituições de saúde facilitaram ainda mais o acesso aos exames necessários para o diagnóstico precoce da doença. A iniciativa também abre espaço para outros assuntos como o câncer de testículo e a depressão masculina.

A cura da doença e do preconceito

Quando o tema é Câncer de Próstata, muitos homens ainda ficam calados ou preferem não comentar sobre o assunto. E o silêncio é um dos principais fatores de risco da doença. Primeiro porque é preciso falar sobre os exames, cuidados e tratamentos. A prevenção pode salvar muitas vidas. E, segundo, porque estamos falando de um dos cânceres mais silenciosos, que está em segundo colocado na lista dos tumores malignos que mais matam.

O exame não diminui a masculinidade do homem e não deve ser motivo de vergonha. Afinal, estamos falando de uma doença grave, que pode ser detectada através de diversos exames. Os mais comuns são o exame do toque retal e o PSA (exame de sangue que avalia o marcador tumoral). Cerca de 20% dos casos são diagnosticados assim. Caso ocorra alteração em alguns desses exames, poderão ser solicitados outros como:

  • Ultrassonografia transretal;
  • Medição de jato de urina;
  • Exame de urina de laboratório
  • Biópsia

Leia também: Saiba os tipos de exames mais eficazes para diagnosticar precocemente o câncer de próstata.

O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Por isso, se você tem mais de 45 anos, procure um laboratório de sua confiança para realizar seu check-up. 

Você acabou de ler sobre o surgimento do movimento Novembro Azul. Para realizar seus exames, escolha quem tem quase 40 anos de história cuidando da sociedade amazonense. Clique aqui e fale conosco.

Fonte: Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer.

Para outras dicas e informações, acesse nosso blog.

câncer de próstatanovembro azulsaúde do homemsaúde masculina

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Você já deve ter notado que a cidade de Manaus fica mais azul e cheia de mensagens de prevenção, quando chega o mês de novembro. É o famoso Novembro Azul, que acontece no Brasil e ...

Você já deve ter notado que a cidade de Manaus fica mais azul e cheia de mensagens de prevenção, quando chega o mês de novembro. É o famoso Novembro Azul, que acontece no Brasil e ...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...