O que são gatilhos emocionais e como lidar com eles no dia a dia?

samelblog
2 de fevereiro de 2022

Você sabe o que são gatilhos emocionais? Esse termo tem sido bastante falado nos últimos tempos, e são associados a coisas negativas que algo ou alguém desperta na pessoa. Trata-se principalmente de problemas emocionais que precisam ser resolvidos, uma vez que, quando acionados, provocam sensações nada agradáveis. 

Ainda não entendeu? Para esclarecer, a Samel Planos de Saúde trouxe neste artigo uma explicação sobre os gatilhos emocionais e como lidar com eles no dia a dia. 

Acompanhe!

O que são gatilhos emocionais

Trata-se de situações que remetem a uma experiência do passado, que pode ser tanto positiva quanto negativa. Geralmente, os gatilhos emocionais estão associados a uma experiência traumática ou mal resolvida do passado, e que provocam sensações ruins. 

Alguns sintomas podem surgir ao “reviver” tais momentos, como: raiva, medo, tristeza, além de crises de ansiedade e até ataques de pânico, em casos mais fortes.

Esses gatilhos podem ser disparados mesmo que não envolvam o mesmo ambiente ou personagem da época. Situações como essas acabam prejudicando o indivíduo. 

Por isso, é importante reconhecer gatilhos e aprender a lidar com eles a fim de evitar sofrimentos. Continue a leitura e descubra maneiras de driblar esses sentimentos ao se deparar com um possível gatilho. 

Como lidar com os gatilhos no dia a dia

Trouxemos algumas dicas para ajudar você a lidar com situações que possam gerar gatilhos emocionais. Veja: 

Saiba identificar seus gatilhos

Por vezes, as sensações ruins podem surgir sem que a pessoa saiba o que de fato as causou. Quando isso ocorre, é preciso observar quais situações estão por trás daquele sentimento. 

Exemplos de gatilho:

  • Cobranças que fazem você se sentir pressionado ou sobrecarregado;
  • Críticas, principalmente as ruins;
  • Desaprovação (de alguma atitude ou receio de não ser aceito);
  • Rejeição (de uma ideia, trabalho realizado ou de alguém);
  • Abandono (medo de ser deixado de lado ou substituído);
  • Julgamento (quando você é acusado de algo ou quando colocam seu jeito de ser em questão);
  • Negação (quando suas vontades não são atendidas por alguém). 

Leia também:

7 exercícios de respiração para aliviar o estresse e a ansiedade

Você sabe qual o papel do psicólogo para a saúde? Leia e compreenda

Janeiro branco: como cuidar da saúde mental? Veja 5 bons hábitos

Decida enfrentar ou evitar

Gatilhos emocionais que lembram situações negativas são sempre complicados de enfrentar, pois trazem à tona uma experiência que você quer evitar. Portanto, a decisão sobre enfrentar ou evitar depende de quanto você consegue administrar o sentimento.

É importante reconhecer suas emoções e saber como elas funcionam. Exemplos: raiva faz o coração acelerar, o medo causa arritmia e falta de ar, a vergonha faz você suar frio, e assim por diante. 

Ao aprender como seu organismo reage, fica mais fácil controlar a crise.

Aprenda a desviar das situações

Se você sabe como vai reagir a um gatilho, é importante aprender a desviar o foco. Se o assunto da conversa deixa você mal, por exemplo, mude o rumo da conversa. Se uma pessoa deixa você desconfortável, tente evitar contato. Se ambientes pequenos sufocam você, evite lugares parecidos.  

Apesar de importante para amenizar possíveis crises, os especialistas dizem que em dado momento é importante aprender a enfrentar essas situações. E para isso, é fundamental um acompanhamento psicológico. 

Busque apoio psicológico

É importante saber que ter reações diversas diante das situações da vida é absolutamente normal. Sentimento de raiva, medo, tensão, etc, podem ocorrer naturalmente, sem que isso indique necessariamente um problema. 

Mas também é preciso entender o quanto essas sensações são capazes de prejudicar suas relações com o mundo à sua volta. Quando determinadas situações se tornam um problema que impedem seu bem-estar, é importante buscar apoio profissional.

Aprenda a identificar gatilhos emocionais e busque apoio psicológico para superá-los. Leia também: Aprenda a Identificar os Primeiros Sintomas de Depressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Você sabe o que são gatilhos emocionais? Esse termo tem sido bastante falado nos últimos tempos, e são associados a coisas negativas que algo ou alguém desper...

Você sabe o que são gatilhos emocionais? Esse termo tem sido bastante falado nos últimos tempos, e são associados a coisas negativas que algo ou alguém desper...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...