Outubro Rosa: 5 exames de diagnóstico para o câncer de mama

Samel Saúde
30 de outubro de 2019

Estamos no Outubro Rosa, campanha criada para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Relembre 5 principais exames que toda mulher deve fazer hoje para evitar a doença.

O Outubro Rosa é o mês voltado à prevenção do câncer de mama. A realização de exames periódicos é um importante instrumento para o diagnóstico de qualquer possível problema. Por isso, a Samel listou 5 exames que não podem faltar no check-up das mulheres.

1. Exame de toque

O autoexame das mamas é recomendado para as mulheres acima dos 20 anos e é feito 7 dias após o início da menstruação. O exame pode ser feito em frente ao espelho, deitada ou em pé.

2. Mamografia

A mamografia detecta a existência de nódulos na região das mamas, assimetria mamária, microcalcificações, entre outras alterações e lesões que ainda não são perceptíveis ou palpáveis. Seu principal objetivo é detectar o câncer de mama, sendo essencial também para a fase de tratamento.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (BMS), o período ideal para a realização da mamografia é dos 40 aos 74 anos, uma a cada ano.

Vale lembrar que, a ocorrência da doença em parentes de primeiro grau pode indicar a existência de um fator genético que aumenta a probabilidade da doença aparecer. Fique atenta!

Leia também:
– Especial Outubro Rosa: dúvidas frequentes sobre câncer de mama
– Como É o Tratamento Para o Câncer De Mama?

3. Ultrassom da Mama

Como auxílio na detecção de alterações das mamas, a ultrassonografia mamária funciona como o principal complemento à mamografia.

Trabalha com ondas sonoras que proporcionam imagens da estrutura interna, ajudando a encontrar possíveis lesões da mama, que mesmo palpáveis, não foram visualizadas na mamografia.

4. Biópsia

Com uma agulha, após o resultado da mamografia, a biópsia pode descartar ou comprovar o câncer de mama. É um exame realizado para analisar a presença de células cancerosas , por meio de uma amostra de tecido.

5. Ressonância magnética

Como mais um método complementar ao diagnóstico da mamografia, a ressonância capta com alta sensibilidade outras lesões mamárias além do câncer de mama.

Possui recomendação bastante específica, por isso, é importante consultar um médico antes de agendar o exame.

Mais sobre saúde feminina

Mesmo que não diagnostiquem o câncer de mama, existem outras maneiras de garantir a qualidade de vida feminina. Confira os exames preventivos que ajudam a manter a saúde da mulher.

Para outras dicas e informações, acesse nosso blog. Basta clicar aqui.

câncer de mamaexame de toqueexames para detectar o câncer

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Estamos no Outubro Rosa, campanha criada para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Relembre 5 principais exames que toda mulher deve fazer hoje para evitar a ...

Estamos no Outubro Rosa, campanha criada para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Relembre 5 principais exames que toda mulher deve fazer hoje para evitar a ...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...