Outubro Rosa — Chegou a Hora De Fazer a Mamografia!

Samel Saúde
26 de setembro de 2019

Realizar a mamografia é uma prática muito importante para as mulheres, e a campanha do Outubro Rosa surge para frisar ainda mais essa necessidade e orientar as pessoas com relação ao câncer de mama. 

Leia mais sobre o assunto e não deixe de fazer o seu exame!

O que é e qual a importância da mamografia?

A mamografia é um exame de radiografia feito nas mamas que ajuda a detectar sinais precoces de câncer e também confirma tumores já em tamanhos palpáveis. 

Para a realização, é necessário comprimir as mamas em um tipo de aparelho de raios X, chamado de mamógrafo. Assim, é possível captar imagens do local. 

O exame é muito importante para que as mulheres possam se prevenir dos tumores e realizar um tratamento eficiente com antecedência, caso o resultado seja positivo.

Segundo o estudo Swedish Two-County Trial: Impact of Mammographic Screening (Ensaio sueco de dois municípios: impacto do rastreamento na mamografia, em tradução livre) a mamografia ajuda a reduzir em 30% as mortes do câncer de mama.

Quando se deve fazer uma mamografia?

A realização do exame costuma acontecer para mulheres entre 35 e 40 anos de idade, funcionando como um preventivo.

Já dos 40 aos 50 anos, a frequência pode ser maior, dependendo da indicação do médico oncologista ou ginecologista. Depois dos 50, o exame deve ser realizado anualmente. 

Porém, caso haja histórico de câncer de mama na família, é recomendado a realização todos os anos para mulheres a partir dos 35 anos. 

Na época da campanha do Outubro Rosa, diversas ações são realizadas para informar e conscientizar a população, além de melhorar o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento. 

O autoexame exclui a necessidade da mamografia?

Para quem ainda tem dúvidas com relação ao autoexame e a mamografia, é importante lembrar que ambos são necessários. 

O exame de toque auxilia as mulheres a conhecer seu corpo e identificar alguma anomalia. Além disso, para quem tem menos de 35 anos, é um preventivo ao câncer de mama, já que o exame de radiografia não costuma ser realizado  apenas quando há indicação médica.

Por isso, não descarte nenhum dos dois procedimentos e cuide ainda mais de sua saúde! Não deixe de visitar seu médico regularmente e seguir as orientações dele sobre a realização dos exames.

Aproveite e leia também no blog da Samel sobre o autoexame para a prevenção do câncer de mama.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Realizar a mamografia é uma prática muito importante para as mulheres, e a campanha do Outubro Rosa surge para frisar ainda mais essa necessidade e orientar as pesso...

Realizar a mamografia é uma prática muito importante para as mulheres, e a campanha do Outubro Rosa surge para frisar ainda mais essa necessidade e orientar as pesso...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...