Posso Fazer Transplante De Medula Óssea?

Samel Saúde
21 de novembro de 2019

O transplante de medula óssea é uma forma de tratamento para muitas doenças existentes. É conhecido principalmente como método para ajudar em casos de leucemia. Mas você sabia que pode ser utilizado em mais de 60 doenças?

Para receber ou doar a medula óssea ela é um tecido líquido e gelatinoso que se encontra dentro dos ossos — é preciso contar com algumas características e também compatibilidade entre doador e receptor. Veremos mais sobre isso a seguir!

Quando é possível fazer transplante de medula óssea?

Como falamos anteriormente, o transplante de medula óssea pode ser um recurso para várias doenças.

A medula é responsável por produzir as células do sangue, ou seja, os glóbulos vermelhos, brancos e as plaquetas. Dessa forma, é indicado para pacientes que estejam perdendo essas células por conta de enfermidades hematológicas, onco-hematológicas, imunodeficiências, genéticas hereditárias, autoimunes e alguns tumores sólidos.

Esse tipo de tratamento vai ser indicado conforme avaliação médica, dependendo da fase da doença, por exemplo. Quando a quimioterapia ou radioterapia se mostram ineficientes, o transplante pode ser a alternativa usada. 

Separamos algumas doenças em que esse recurso pode ser indicado. Veja: 

  • leucemias agudas e crônicas tipo de câncer dentro da medula óssea;
  • linfomas de Hodgkin e não Hodgkin câncer no sistema linfático;
  • mieloma múltiplo câncer das células plasmáticas;
  • síndrome mielodisplásica (SMD) distúrbios do sangue nos quais ocorrem o surgimento de células formadoras do sangue anormais dentro da medula óssea;
  • aplasia medular ou anemia aplástica severa produção insuficiente ou inexistente de células sanguíneas novas na medula;
  • anemia de Fanconi síndrome genética que pode ocasionar diversos problemas, como anemia, baixa estatura, problemas ósseos, na medula, entre outros;
  • anemia falciforme doença hereditária em que os glóbulos vermelhos ficam deformados e quebram; 
  • talassemia distúrbio sanguíneo hereditário em que há menor quantidade de proteínas transportadoras de oxigênio;
  • hemoglobinúria paroxística noturna (HPN) um tipo de anemia crônica ocasionada por defeito na membrana das hemácias;
  • imunodeficiências primárias (congênitas) e secundárias um grupo de doenças que têm como fator principal defeitos no sistema imunológico. As primárias são hereditárias e as secundárias são adquiridas.  

Quem pode doar medula óssea?

Para saber se você pode fazer o transplante de medula óssea como doador, é preciso que esteja dentro dos seguintes requisitos:

  • ter entre 18 e 54 anos;
  • estar bem de saúde, sem nenhuma gripe, virose ou outro tipo de enfermidade.

Ao procurar um hemocentro para realizar a doação, serão feitas coleta de sangue para identificar suas características genéticas (isso é utilizado para encontrar um paciente compatível que possa receber sua medula) e entrevistas para saber sobre seu histórico. 

Assim que surgir alguém compatível com você, precisará se dirigir novamente ao local para passar por um exame clínico e outros complementares para analisar seu estado de saúde e verificar se pode doar a medula. 

No Brasil, o REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) é o sistema responsável por encontrar doadores e pacientes compatíveis. 

Saiba mais sobre saúde no blog da Samel!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

O transplante de medula óssea é uma forma de tratamento para muitas doenças existentes. É conhecido principalmente como método para ajudar em casos de leucemia. Mas ...

O transplante de medula óssea é uma forma de tratamento para muitas doenças existentes. É conhecido principalmente como método para ajudar em casos de leucemia. Mas ...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...