Refrigerantes: por que evitá-los?

Samel Saúde
28 de setembro de 2015
Uma das principais características dos refrigerantes é o poder que sua imagem tem diante das pessoas. Afinal, quem resiste a um refrigerante geladinho em um dia de muito calor? Em contrapartida, a bebida, muito popular em todo o mundo, possui muitas carências nutricionais. Mas, como um produto que causa tantos males à saúde, pode parecer tão bom?  

De acordo com a nutricionista do Hospital Samel, Janice Petillo, “o refrigerante contém ingredientes que nada contribuem para a saúde. O açúcar ou adoçante, no caso dos light ou zero, provocam a queima de vitaminas e minerais da dieta. Em excesso, o refrigerante aumenta as taxas de glicose e triglicerídeos. É uma bebida viciante, devido à presença de cafeína”.

Refrigerantes: por que evitá-los?

Outro ingrediente perigoso é o ácido fosfórico. Ele reduz a absorção de cálcio, podendo comprometer a manutenção da massa óssea. Além disso, são ricos em corantes, acidulantes, conservantes e possuem alto teor de sódio, que causa retenção de líquidos, elimina cálcio e reduz a disponibilidade de magnésio na circulação, facilitando a formação de gordura corporal.

“É uma bebida nutricionalmente pobre, por apresentar apenas calorias vazias, ou seja, aquelas que não oferecem nenhum benefício. Além disso, contribui para o aumento de peso e o aparecimento de celulites, que são células de gorduras inflamadas”, ressalta a nutricionista.


Bons substitutos


E quais bebidas podem substituir o refrigerante? Janice Petillo dá algumas dicas. Confira:

Água: Beber água como sua principal fonte de líquido é ideal para um estilo de vida saudável, porque seu corpo é em grande parte, composta de água e é necessária para as funções vitais de um corpo saudável.


Refrigerantes: por que evitá-los?Chá: O chá é um substituto valioso para refrigerantes diet por causa de seus benefícios para a saúde. O chá verde, em particular, está associado ao risco reduzido de vários tipos de câncer, como de pele, mama, pulmão, cólon, bexiga e esôfago, além de auxiliar na redução de peso, devido seu efeito antioxidante.

Leite: O leite é alternativa saudável ao refrigerante diet. O cálcio, vitamina D, potássio, proteína e outros minerais presentes na bebida ajudam a promover ossos fortes, dentes e funções corporais saudáveis. 

Refrigerantes: por que evitá-los?“Dietas ricas em potássio podem ajudar a manter a pressão arterial e dietas ricas em vitamina D podem ser uma grande aliada para a absorção de cálcio em nosso organismo. Escolha alimentos com baixo teor de gordura ou leite desnatado para reduzir as calorias e gorduras saturadas”.
 Suco: Embora o suco contenha mais calorias do que o refrigerante diet, ele também contém fitonutrientes, que são compostos encontrados em frutas, legumes e outras plantas que têm propriedades de combate à doença e ação preventivas às doenças. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Uma das principais características dos refri...

Uma das principais características dos refri...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...