Saúde do homem: saiba por que ficar atento a essas 2 doenças

Samel Saúde
28 de novembro de 2019

Desde muito cedo aprendemos que o cuidado com a saúde vem em primeiro lugar. Mas crescemos, criamos hábitos, rotinas e, em muitos casos, a saúde vai ficando de lado. Passamos a procurar um especialista apenas quando somos acometidos por algum sintoma ou quando a automedicação não resolve.

Em comparação, vemos que as meninas precisam ir ao médico mais vezes. Principalmente para fazer o acompanhamento ginecológico. Já os meninos, são ensinados que não devem ter fraquezas e que não podem ficar doentes. 

Esses fatores, somados, contribuem para o surgimento de algumas doenças que podem ser evitadas, controladas e até mesmo curadas. Tudo depende do diagnóstico precoce. Veja a seguir algumas delas:

Hipertensão

Segundo o Ministério da Saúde, em 90% dos casos, trata-se de uma doença hereditária com maior incidência em negros, diabéticos e com o aumento da idade.

As causas podem ser várias, dentre elas o fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresses, falta de atividade física e outros. A Hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada com o tratamento adequado.

Sintomas:

  • Dores no peito;
  • Dor de cabeça;
  • Tonturas;
  • Zumbido no ouvido;
  • Fraqueza;
  • Visão embaçada;
  • Sangramento nasal.

Câncer de próstata

Muitos homens preferem não conversar sobre essa patologia. Mesmo sendo a segunda causa de morte por câncer no Brasil. São mais de 68 mil novos casos a cada ano e mais de 14 mil óbitos. A boa notícia é que tem cura, se detectado na fase inicial.

É comum que a glândula prostática aumente de tamanho, com o avanço da idade. E, por coincidência, também é um dos sintomas do câncer de próstata. Por isso a necessidade do diagnóstico precoce e de toda movimentação a favor do Novembro Azul. É recomendado que todos os homens, a partir dos 45 anos procurem um médico para realizar o exame.

Estudos recentes indicam que a doença tem maior recorrência quando o indivíduo é obeso ou apresenta sobrepeso. Outros fatores de risco são o histórico de câncer na família e a idade. Pois, segundo a análise do Ministério da Saúde, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. 

Hábitos saudáveis para prevenir doenças

Alimentos

Investir em uma alimentação balanceada é uma das recomendações mais comuns, dentre os especialistas. Através das refeições, fornecemos o combustível para nosso organismo trabalhar. Lembre-se de comer diariamente verduras, legumes e frutas. Também é aconselhado reduzir o consumo de sal, gorduras e açúcar.

Exercício Físico

Outro fator determinante para uma vida mais saudável, é a realização de exercícios físicos regularmente. A Organização Mundial de Saúde recomenda, pelo menos, de 20 a 30 minutos por dia. Mesmo com a falta de tempo, com a rotina agitada, comece com atividades que não exijam tanto condicionamento físico.

Procure um local adequado para praticar atividades físicas, como parques, praças, academias e outros. Optar por um lugar perto de casa ou que não exija tanto deslocamento, pode facilitar a manter o hábito.

Exames de Rotina

Não apresentar sintomas, nem sempre é um sinal de saúde. Existem várias doenças silenciosas que precisam de tratamento prévio. Detectá-las nas fases iniciais traz muitos ganhos, dentre eles um tratamento com mais chances de sucesso e de cura.

Você leu sobre as principais doenças que afetam a saúde do homem. Para realizar seus exames, escolha quem tem quase 40 anos de história cuidando da sociedade amazonense. Clique aqui e fale conosco.

Fontes: Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Câncer e Organização Mundial da Saúde.

Para outras dicas e informações, acesse nosso blog.

câncer de próstatahipertensãosaúde do homem

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Desde muito cedo aprendemos que o cuidado com a saúde vem em primeiro lugar. Mas crescemos, criamos hábitos, rotinas e, em muitos casos, a saúde vai ficando de lado....

Desde muito cedo aprendemos que o cuidado com a saúde vem em primeiro lugar. Mas crescemos, criamos hábitos, rotinas e, em muitos casos, a saúde vai ficando de lado....

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...