Saúde dos olhos: siga estas 5 dicas e evite problemas de visão

samelblog
2 de agosto de 2021

Os problemas de visão são muito mais comuns do que se imagina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 2,2 bilhões de pessoas em todo o mundo têm algum déficit relacionado à visão. Destes, quase metade – 1 bilhão de casos – são por problemas evitáveis ou passíveis de correção. Por isso é tão importante falarmos da saúde dos olhos. 

Afinal, muitos hábitos do dia a dia parecem inofensivos, mas podem trazer consequências graves para os olhos. Veja neste artigo as dicas que a Samel preparou para ajudar você a se cuidar melhor. Boa leitura!

Saúde dos olhos: 5 dicas para evitar problemas de visão

Antes de continuar, é importante saber que os cuidados devem começar o quanto antes. Assim, as chances de prejuízo aos olhos reduzem consideravelmente. Agora vamos às dicas!

1. Cuide melhor da sua alimentação

Todos sabem que a alimentação saudável é uma das melhores maneiras, se não a melhor, de evitar problemas de saúde. No geral, o consumo de alimentos naturais, como vegetais, frutas, legumes e carnes magras são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Para a visão, os alimentos indicados são os que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento dos tecidos e pela degeneração macular. São eles:

  • Frutas vermelhas ou roxas: morango, amora, cereja, framboesa, etc;
  • Frutas amarelas ou verdes: laranja, limão, maçã, tangerina, abacate, etc;
  • Alimentos alaranjados: cenoura, abóbora, mamão, tangerina, laranja, etc;

Já as proteínas indicadas são as que possuem bons níveis de ômega 3 e minerais. Eles ajudam a manter a lubrificação natural dos olhos e integridade das células da retina. Veja alguns exemplos: 

  • Salmão;
  • Atum;
  • Sardinha;
  • Truta.

Outros alimentos importantes que você pode incluir no cardápio são o óleo de linhaça e o azeite de oliva. Além de possuírem bons níveis de ômega 3, possuem antioxidantes e ação anti-inflamatória.

Não esqueça de incluir também as verduras:

  • Couve, 
  • Brócolis, 
  • Espinafre, 
  • Salsa, 
  • Rúcula 

Essas possuem ação anti-inflamatória e cicatrizante. Além de proteger a visão, melhoram a percepção de brilho e estimulam a produção de sangue, prevenindo outros problemas de saúde que influenciam a visão.

2. Tome cuidado com os aparelhos eletrônicos

É fato que os aparelhos eletrônicos, como TV, smartphone, computador são essenciais para o dia a dia. Mas também é verdade que o excesso de tempo em contato com eles pode prejudicar a visão. 

Isso acontece porque esses aparelhos emitem uma luz diferenciada (artificial) para  visão, fazendo com que você pisque menos, mesmo sem perceber. Isso deixa os olhos suscetíveis a infecções, cansaço visual e síndrome dos olhos secos.  

Confira também:

A cirurgia de miopia funciona mesmo?

Aprenda a diferença entre miopia, astigmatismo e hipermetropia 

3. Atenção ao uso de lentes de contato

Todo e qualquer objeto que fica com contato com os olhos precisa ser bem higienizado, inclusive os óculos. Mas as lentes de contato oferecem perigo redobrado, já que ficam em contato direto com a película natural que protege os olhos. 

Um dos problemas comuns do uso de lentes é a conjuntivite, geralmente causada por falta de higiene das mãos e das lentes. Entretanto, a falta de cuidados pode causar problemas ainda mais graves, como a laceração da córnea e cegueira. 

Por isso é tão importante seguir rigorosamente as instruções de uso. Ao menor sinal de problemas, é fundamental buscar atendimento com um oftalmologista. 

4. Evite maus hábitos de fumo e bebida

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode elevar a pressão ocular, diminuir a oxigenação dos vasos e em longo prazo acarretar perda da visão. A ingestão de álcool está associada a danos ao nervo óptico, que podem causar glaucoma.  

Já o fumo é um hábito que impede a circulação de sangue nos olhos, dificultando o transporte de nutrientes até a retina. Além disso, a aspiração da fumaça tóxica do cigarro produz os chamados radicais livres, responsáveis pela degeneração mais rápida das estruturas oculares.  

5. Vá ao médico regularmente

Os exames de vista são essenciais para detectar alterações na visão ainda na infância. Ao longo da vida, é importante ir regularmente ao oftalmologista para identificar possíveis doenças assintomáticas, como o glaucoma, por exemplo. 

Outros problemas, como a miopia e astigmatismo, manifestam sintomas, porém nem sempre o indivíduo sabe que se trata de uma anomalia visual. Por isso é tão importante incluir na rotina os exames de vista. 

Quem já possui diagnóstico também precisa de acompanhamento, pois algumas doenças são progressivas e estão sempre evoluindo. Fique esperto!

Este artigo sobre saúde dos olhos ajudou você? Então compartilhe nossos conteúdos nas suas redes sociais. Outros assuntos você confere gratuitamente no nosso blog. Leia também: Tipos de conjuntivite: como evitar o contágio da doença? Descubra.

Problemas de visãosaúde dos olhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Os problemas de visão são muito mais comuns do que se imagina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 2,2 bilh...

Os problemas de visão são muito mais comuns do que se imagina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 2,2 bilh...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos ...