Você conhece as campanhas Fevereiro Roxo e Laranja? Saiba mais

samelblog
16 de fevereiro de 2022

As campanhas Fevereiro Roxo e Laranja surgiram para discutir e alertar a população sobre quatro doenças, sendo três delas crônicas: Fibromialgia, Alzheimer e Lúpus, aludidas pela cor roxa. Já o Laranja tem como tema a Leucemia, doença cancerígena que, em certos casos, apresenta grandes chances de cura.

Nesse período, algumas instituições de saúde se unem para fomentar discussões acerca dessas doenças. Neste artigo, a Samel Planos de Saúde vai explicar como surgiram as campanhas, um resumo de cada doença e quais cuidados você precisa tomar.  

Continue a leitura e saiba mais!

Fevereiro Roxo e Laranja: origem das campanhas

O Fevereiro Roxo visa trabalhar ações sobre a fibromialgia, alzheimer e lúpus, doenças que ainda não têm cura. Criada em 2014 na cidade de Uberlândia (MG), a campanha é apoiada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM).

Entretanto, ela não entrou para o calendário oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS), e os trabalhos são geralmente realizados por ONGs, instituições de saúde e às vezes apoiados por prefeituras e governos estaduais.

Nesse período são promovidas palestras, exames e ações informativas sobre as doenças. 

Já a campanha Fevereiro Laranja foi criada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com apoio da OMS. A campanha gira em torno do Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, porém, no Brasil, tem como foco principal a leucemia. 

Ambas as campanhas são muito importantes, pois é quando muitas pessoas têm contato pela primeira vez com informações sobre as doenças, fator que estimula os cuidados com a saúde e qualidade de vida.

Fevereiro Roxo: um alerta para doenças crônicas

Você já ouviu falar em fibromialgia, alzheimer e lúpus? Muitas vezes, os termos são até conhecidos, mas nem sempre as pessoas possuem conhecimento mais aprofundado sobre as doenças. Por isso, a Samel vai trazer um resumo de cada uma delas abaixo. Veja:

Fibromialgia

Síndrome de caráter crônico e de origem ainda desconhecida. Sua principal característica é a dor musculoesquelética, que afeta várias áreas do corpo. Além disso, a doença pode apresentar os seguintes sintomas:

  • Presença de pontos dolorosos na musculatura (18 pontos pré-estabelecidos);
  • Alteração do sono e fadiga;
  • Quadro de depressão ou ansiedade;
  • Alterações do hábito intestinal;
  • Alterações cognitivas, como falta de memória ou concentração.

Médicos acreditam que, pela falta de alterações orgânicas, a fibromialgia possa surgir a partir de alguns fatores de risco relacionados ao psicológico da pessoa, como:

  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Inassertividade;
  • Crenças irracionais (medo de adoecer, por exemplo), entre outros.

Entretanto, ainda existem controvérsias a respeito da influência desses fatores, e a ciência ainda busca respostas mais concretas para a origem da doença. 

A doença exige um tratamento multidisciplinar, incluindo medicamentos, atividades físicas, acompanhamento psicológico e massagens. 

Leia também:

O que faz um Terapeuta Ocupacional? Conheça melhor essa profissão

Saúde do Idoso: conheça as 7 doenças mais comuns da idade

Alzheimer

Conhecida como “doença do esquecimento“, o Alzheimer é bastante comum na terceira idade. É uma doença neurodegenerativa progressiva, ou seja, afeta a cognição de modo irreversível. Ao longo do tempo, um paciente com Alzheimer tem algumas funções comprometidas, como:

  • Memória;
  • Linguagem;
  • Orientação motora;
  • Atenção;
  • Habilidades físicas;
  • Habilidades mentais, entre outras. 

O principal fator de risco é a idade avançada.Os primeiros sintomas podem ser pequenos esquecimentos, alterações de humor e apatia (como se desligasse da realidade à sua volta). 

Como dissemos antes, a doença não tem cura. Porém, existem tratamentos para retardar a evolução dela. O método usado é multidisciplinar e reúne especialistas de diversas áreas.

Lúpus

O lúpus é uma doença autoimune, o que significa dizer que o próprio organismo ataca os tecidos e órgãos saudáveis do corpo por engano. Ainda não existe cura para a doença, mas existem tratamentos capazes de controlá-la.

As causas da doença ainda não são totalmente esclarecidas, mas os médicos acreditam que ela surge devido à predisposição genética. Além disso, fatores externos podem influenciar:

  • Exposição exagerada aos raios solares;
  • Infecções preexistentes no corpo;
  • Uso indiscriminado de medicamentos ou drogas. 

A terapia de controle da doença usa principalmente anti-inflamatórios, caso o paciente esteja com crise de dores, inchaços e febre. Em outros casos, medicamentos antimaláricos, como a cloroquina, ajudam a impedir a evolução do quadro. 

Fevereiro Laranja: Leucemia

Leucemia refere-se a um grupo de cânceres que afetam as células brancas do sangue. A doença se desenvolve na medula óssea, região responsável por produzir as células sanguíneas. 

Os sintomas podem variar de acordo com o tipo da doença. Alguns sintomas, que você vai conferir abaixo, podem vir associados ou não:

  • Dificuldade em estancar sangue;
  • Infecções recorrentes de qualquer natureza;
  • Anemia;
  • Falta de ar e fadiga;
  • Dores nos ossos e articulações;
  • Dor de cabeça e vômito (em casos mais avançados, em que o câncer se disseminou para o sistema nervoso central). 

Ainda não se conhece exatamente as causas da leucemia, entretanto fatores genéticos e ambientais podem influenciar seu surgimento. 

Sabe-se que os cânceres, em geral, podem ocorrer espontaneamente, ou devido à exposição à radiação ou a substâncias cancerígenas (bastante comuns em alimentos industrializados). 

Um fator de risco que pode influenciar o surgimento da leucemia é a anemia de Fanconi, que fragiliza as funções responsáveis pela produção de células no corpo. 

Como não se conhece com exatidão as causas da leucemia, não existem meios comprovadamente eficazes de prevenção. Mas o diagnóstico precoce contribui para o tratamento. 

Exames de rotina são fundamentais

Embora a maioria das doenças deste artigo não possuam cura, é fundamental ficar atento aos sintomas e buscar tratamentos o quanto antes. 

Exames de rotina são os melhores meios de identificar alterações no organismo e diagnosticar doenças ainda na fase inicial.

Neste mês de fevereiro, fique por dentro das campanhas Fevereiro Roxo e Laranja e faça exames regularmente. Gostou deste conteúdo? No nosso blog tem mais! Leia: Como o tabagismo aumenta os riscos de câncer? Leia e entenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

As campanhas Fevereiro Roxo e Laranja surgiram para discutir e alertar a população sobre quatro doenças, sendo três del...

As campanhas Fevereiro Roxo e Laranja surgiram para discutir e alertar a população sobre quatro doenças, sendo três del...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...