Janeiro Branco: Você Precisa Entender o Que É Saúde Mental

Samel Saúde
31 de março de 2021

A depressão, ansiedade e a síndrome do pânico são enfermidades que crescem cada dia mais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo ela, o Brasil conta com o maior número de casos em toda a América Latina, com quase 6% de nossa população diagnosticada. É preciso, cada vez mais, entender o que é a saúde mental e como pode afetar a vida de um indivíduo.

São números assustadores que em apenas uma década cresceram quase 20%. Hoje, quase 12 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de distúrbio. Porém, de acordo com a OMS, apenas metade procuram tratamento para suas enfermidades.

A saúde mental e o preconceito

Mesmo nos dias de hoje, muitos ainda entendem que saúde mental é um sinônimo de doença mental. O termo ainda é estigmatizado, o que acaba gerando um preconceito ainda maior com pessoas que sofrem com esse tipo de enfermidade. Ainda é bastante comum escutar que depressão é frescura, ou que “basta força de vontade” para sair de um cenário como este.

O termo saúde mental, na verdade, diz respeito ao “nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional”, segundo o Ministério da Saúde. É estar bem com os outros, mas principalmente consigo mesmo. É aceitar as exigências da vida, saber lidar com emoções positivas e negativas e também reconhecer os limites e buscar ajuda quando for necessário.

Seu corpo é um reflexo de sua mente. Ou seja, você sente, fisicamente, quando não está tudo bem em seu interior. Sintomas como alterações de apetite, perda ou ganho de peso repentino, diminuição de energia, dificuldade para se concentrar e problemas de pele podem ser alguns reflexos de doenças como depressão e transtorno de ansiedade generalizada.

O que fazer para manter sua saúde mental em dia 

Existem alguns bons hábitos que se pode ter, segundo o Ministério da Saúde, para manter-se saudável quando o assunto é a saúde mental. Porém, é preciso frisar que, muitas vezes, também existem fatores genéticos envolvidos nas enfermidades, que não poderiam ter sido evitados mesmo com as boas práticas à seguir.

  • exercite-se regularmente;
  • fique atento ao excesso de trabalho;
  • não use drogas;
  • faça sexo seguro;
  • reserve momentos de lazer;
  • tenha bons hábitos alimentares;
  • seja positivo.

Caso tenha gostado deste artigo continue acompanhando o blog da Samel! São conteúdos novos para quem quer cuidar bem da família e de si mesmo.

cuidados com a saúde mentaljaneiro brancosaúde mental

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

A depressão, ansiedade e a síndrome do pânico são enfermidades que crescem cada dia mais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo ela, o Brasil conta c...

A depressão, ansiedade e a síndrome do pânico são enfermidades que crescem cada dia mais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo ela, o Brasil conta c...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...