Você sabe qual o papel do psicólogo para a saúde? Leia e compreenda

samelblog
17 de setembro de 2021

Você sabe qual o papel do psicólogo para a saúde? Esse profissional, diferente do que muita gente pensa, não cuida apenas de pessoas com doenças mentais. Eles também podem trabalhar na prevenção de problemas emocionais, oscilações de humor, falta de autocontrole, desvios comportamentais e muito mais.

Infelizmente, ainda existem muitos preconceitos em relação ao trabalho desempenhado por esse profissional. Mas, na realidade, ele pode ajudar bastante o desenvolvimento do indivíduo em diversas áreas da vida.

Neste artigo, propomos uma reflexão sobre o papel desse profissional na sociedade e como ele pode contribuir com a saúde. 

Vamos lá?

Qual o papel do psicólogo?

A psicologia é uma área abrangente, em que os profissionais podem escolher em quais segmentos atuar. O psicólogo é responsável por estudar comportamentos, diagnosticar doenças, realizar terapias e tratamentos no caso de pessoas com transtornos mentais. 

Mas não apenas isso.

De uma maneira geral, o psicólogo busca a compreensão do ser humano, estudando a formação do indivíduo, e usa a ciência para conduzir uma pessoa à autodescoberta.  

Esse processo ajuda a pessoa a compreender suas dificuldades e a forma com que se relaciona com o mundo, resolvendo conflitos internos e externos que impedem seu desenvolvimento nas mais diversas áreas. 

Em resumo, esse profissional tem um papel fundamental para as relações sociais, seja no ambiente familiar, nos espaços corporativos, entre outros, como você verá a seguir.

Apesar de extremamente importante, a psicologia ainda é alvo de muitos preconceitos. A visão equivocada de que o psicólogo trata apenas pessoas com a sanidade comprometida faz com que muitas pessoas deixem de buscar ajuda em situações de fragilidade.

Por isso é importante falarmos do papel do psicólogo e de como ele atua para amenizar problemas gerais que atrapalham o ser humano e sua relação com o mundo ao seu redor.

Leia também:

Sintomas do estresse: como combatê-los de forma rápida? Veja

Setembro Amarelo: um mês especial para diálogo e prevenção ao suicídio

Onde o psicólogo atua?

O profissional de psicologia pode atuar em diversos espaços. Veja os principais:

Área hospitalar

Na psicologia hospitalar, o profissional está envolvido no processo de tratamento e cura dos pacientes. Mas também possui demandas de atuações interdisciplinares, que envolvem relações interpessoais e de trabalho

Seu trabalho gira em torno principalmente da psicologia breve, onde se espera a resolução de problemas em período curto, com intervenções e estímulos às ações necessárias em situações de tensão.

Nesse segmento, o psicólogo está apto a atuar nas UTI’s, urgência e emergência, nefrologia, entre outros, auxiliando tanto os profissionais quanto os pacientes.

Área clínica

Talvez seja a área mais conhecida de psicologia, onde o profissional realiza atendimento em seu consultório, seja particular, seja em repartições públicas. Essa aplicação é muito comum nas unidades de saúde, tais como:

  • Unidades básicas de saúde;
  • Centros de atenção psicossocial;
  • Ambulatórios;
  • Atendimento domiciliar (ou à distância).

O atendimento clínico abrange tanto a atenção básica, com vistas aos cuidados preventivos, quanto os tratamentos terapêuticos em casos mais avançados. 

O objetivo principal é encontrar caminhos para oferecer melhores condições de saúde mental aos pacientes.

Área escolar

Essa aplicação se dá em ambientes pedagógicos, com objetivo de analisar indivíduos envolvidos no processo ensino/aprendizagem

O psicólogo que atua nessa área auxilia na construção de metodologias e planos pedagógicos para ajudar a montar estratégias que viabilizem a boa relação no ambiente escolar.  

Nesse processo, todo o corpo de profissionais são incluídos, como coordenadores, diretores, professores, pedagogos, etc, além do corpo discente. 

Além dessas áreas, os psicólogos também podem atuar em empresas privadas e demais setores, buscando sempre trabalhar questões que envolvem relacionamentos interpessoais. 

Onde buscar ajuda?

Como você viu até aqui, o psicólogo é um profissional de extrema importância para a saúde mental, que é a base para o convívio harmonioso nos mais diversos ambientes. Caso você esteja passando por conflitos internos ou externos, não deixe de buscar ajuda psicológica. 

Gostou deste conteúdo? Agora que você sabe qual o papel do psicólogo, compartilhe esta matéria nas suas redes sociais e principalmente com aquele seu conhecido que ainda resiste em buscar apoio psicológico. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Você sabe qual o papel do psicólogo para a saúde? Esse profissional, diferente do que muita gente pensa, não cuida apenas de pessoas com doenças mentais. Eles...

Você sabe qual o papel do psicólogo para a saúde? Esse profissional, diferente do que muita gente pensa, não cuida apenas de pessoas com doenças mentais. Eles...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos ...