Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, a incontinência urinária atinge mais de 10 milhões de pessoas no Brasil. O problema costuma afetar, principalmente, as mulheres. Neste artigo você confere mais sobre o assunto, o que é, causas, sintomas e como tratar.
Esse problema é caracterizado pela falta de controle da bexiga, ou seja, quando a pessoa tem dificuldades para segurar a urina e/ou quando ela sai de forma “descontrolada” — ao tossir ou espirrar, por exemplo.
A incontinência urinária pode afetar homens e mulheres em várias etapas da vida, mas costuma aparecer mais conforme o avanço da idade.
Além disso, ainda de acordo com estatísticas da Sociedade Brasileira de Urologia, em sua maioria, 35% das mulheres com mais de 40 anos — e após a menopausa — sofrem com o problema; 40% das grávidas também.
Há alguns tipos de incontinência urinária e cada um conta com alguns sintomas específicos, sendo:
E por que isso ocorre? Há diversas causas que podem favorecer o aparecimento do problema. Algumas das mais comuns são:
Com relação ao tratamento da incontinência urinária, é preciso avaliar qual é o melhor de acordo com o tipo, condições do paciente e outros fatores.
Em alguns casos, como a de esforço, o mais indicado é a cirurgia. A mais famosa é a de Sling — quando um suporte é colocado para reforçar os ligamentos que sustentam a uretra.
Além disso, estímulos com exercícios físicos também ajudam a deixar o músculo do assoalho pélvico mais forte.
O uso de medicamentos específicos, como anticolinérgicas, também pode ser receitado em casos de urgência, aliados à fisioterapia na região afetada.
Alimentar-se bem, evitar a obesidade e realizar exercícios físicos regularmente — principalmente os de fortalecimento pélvico — são boas práticas que ajudam a evitar o problema.
Lembre-se de sempre se consultar com um médico para o melhor diagnóstico e tratamento.
Veja mais conteúdos sobre saúde e bem-estar no blog da Samel e aproveite para ler sobre o que é infecção urinária e como tratá-la.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, a incontinência urinária atinge mais de 10 milhões de pessoas no Brasil. O problema costuma afetar, principalmente...
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, a incontinência urinária atinge mais de 10 milhões de pessoas no Brasil. O problema costuma afetar, principalmente...
Esqueci de tomar antibiótico! Quantas vezes não nos deparamos com essa frase? A Samel desvendou ...
Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...
Você sabia que tomar medicamentos pode interferir nos resultados dos seus exames laboratoriais? Isso mesmo! ...
Deixe um comentário