Quais São os Medicamentos que Interferem em Exames Laboratoriais?

Samel Saúde
31 de março de 2021

Você sabia que tomar medicamentos pode interferir nos resultados dos seus exames laboratoriais? Isso mesmo! A maioria dos exames laboratoriais pede jejum de, comumente, oito a 12 horas. Ou seja, você fica sem se alimentar e/ou ingerir líquidos por determinado período. Mas, o que não é informado é que, nesta recomendação, também é importante que você não tome nenhum remédio. Hoje você vai descobrir mais sobre os medicamentos que interferem em exames laboratoriais.

Entendendo sobre a interferência de fármacos nos exames

Quando falamos sobre a interferência dos medicamentos, estamos dizendo que eles podem alterar a real situação do seu exame. Uma simples aspirina para dor de cabeça, por exemplo, já pode modificar os resultados.

Porém, sabe-se que existem alguns fármacos que são de uso contínuo e, portanto, não podem deixar de serem tomados. Neste caso, é importante que o paciente avise seu médico quando retornar com os exames.

No dia, tente listar todos os remédios que foram usados pelo menos três dias antes — isso vale também para fitoterápicos, homeopatia e suplementos vitamínicos.

Medicamentos que interferem em exames laboratoriais

Confira agora alguns medicamentos que interferem em exames laboratoriais e não se esqueça de sempre avisar o profissional da saúde sobre o uso deles e de qualquer outro fármaco.

  • ácido acetilsalicílico — interfere nos exames de coagulação do sangue, diminuindo também os níveis de tiroxina e T4 (hormônios da tireoide);
  • dipirona monoidratada — pode diminuir os valores de creatinina (um dos indicadores de insuficiência renal);
  • Vitamina C — aumenta a concentração de creatinina, glicemia e colesterol;
  • Anticoncepcionais orais — alteram níveis de colesterol e triglicérides para mais, e podem diminuir a albumina (proteína presente no sangue, produzida pelo fígado);
  • Paracetamol — pode diminuir a glicose;
  • Cetoconazol — pode alterar exames de fígado;
  • Piroxicam — altera as taxas de glicemia para mais;
  • Propanolol — modifica exames de enzimas do fígado e a dosagem de uréia, podendo ter como resultado falso-positivo problemas nos rins;
  • Amiodarona — é possível ocorrer alterações para a tireoide, ocasionando em resultados de hipertireoidismo ou hipotireoidismo.

Estes são alguns dos medicamentos que interferem em exames laboratoriais. Cuidado ao utilizá-los em excesso ou nas vésperas dos exames. Sempre mantenha seu médico informado e não omita nenhuma informação!

Gostou de saber sobre este assunto? Deixe seu comentário e continue por dentro das notícias sobre saúde no blog da Samel!

exames laboratoriaisfarmáciamedicamentos

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Você sabia que tomar medicamentos pode interferir nos resultados dos seus exames laboratoriais? Isso mesmo! A maioria dos exames laboratoriais pede jejum de, comumente, oito a 12 h...

Você sabia que tomar medicamentos pode interferir nos resultados dos seus exames laboratoriais? Isso mesmo! A maioria dos exames laboratoriais pede jejum de, comumente, oito a 12 h...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...