Instituída pela Lei Nº 13.504/17, a campanha Dezembro Vermelho define uma grande mobilização nacional de luta contra o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e a AIDS, doença causada pelo HIV, ressaltando a importância da prevenção, além da proteção e assistência dos direitos das pessoas que vivem com HIV.
Durante o mês de dezembro são realizadas diversas ações e atividades relacionadas ao enfrentamento ao HIV e a AIDS, que envolvem: iluminação de prédios públicos e privados com luzes de cor vermelha; promoção de atividades educativas e palestras relacionadas ao tema; eventos e veiculação de campanhas nas mídias, entre outras.
HIV é a sigla em inglês do Vírus da Imunodeficiência Humana, vírus que enfraquece o sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo agindo contra doenças. Após infecção pelo HIV, as células mais atingidas são os linfócitos T CD4 +, e é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo e rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
AIDS é a Síndrome da Imunodeficiência Humana causada pelo vírus HIV, caracterizada pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo surgimento de doenças oportunistas.
Após a infeção, o sistema imunológico começa a ser atacado. Na primeira fase, chamada de infecção aguda, ocorre a incubação do vírus HIV, que é o tempo da exposição ao vírus até o surgimento dos primeiros sinais, que dura cerca de 3 a 6 semanas. O organismo humano leva entre 8 e 12 semanas após a infecção para produzir anticorpos anti-HIV, e os primeiros sintomas são muito parecidos com os de uma gripe simples, entre eles, febre e mal-estar.
Ainda não há cura para o vírus HIV, porém, há muitos avanços científicos que possibilitam que o portador do vírus viva com qualidade de vida. O tratamento inclui acompanhamento com profissionais de saúde e a realização de exames, além da ingestão de medicamentos antirretrovirais que serão prescritos quando os exames indicarem a necessidade.
Os medicamentos antirretrovirais reduzem a multiplicação do vírus no organismo, recuperando as defesas do organismo, elevando a qualidade de vida. Porém, para que o tratamento seja realmente efetivo, o soropositivo deve tomar a medicação conforme orientação médica e não abandonar o tratamento.
Ser soropositivo não é ter AIDS! Nem todo soropositivo desenvolver a AIDS, portanto, seguir o tratamento adequado e ter hábitos saudáveis proporcionam mais qualidade de vida ao portador do HIV.
Instituída pela Lei Nº 13.504/17, a campanha Dezembro Vermelho define uma grande mobilização nacional de luta contra o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e a AIDS, doença causada pelo HIV, ress...
Instituída pela Lei Nº 13.504/17, a campanha Dezembro Vermelho define uma grande mobilização nacional de luta contra o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e a AIDS, doença causada pelo HIV, ress...
Esqueci de tomar antibiótico! Quantas vezes não nos deparamos com essa frase? A Samel desvendou ...
Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...
A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...
Deixe um comentário