Cuidados sobre o pós-operatório do siso: saiba quais ter

samelblog
25 de outubro de 2022

O pós-operatório do siso é um processo que requer bastante cuidado. Nessa fase é preciso atenção redobrada com o tratamento para que não haja complicações. Se você vai passar pelo procedimento, é importante conhecer os cuidados essenciais. 

Pensando nisso, a Samel preparou um conteúdo para esclarecer dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais!  

Antes de continuar, o que são sisos?

Os sisos são os terceiros molares localizados nos cantos superiores e inferiores da boca. Quando eles nascem de forma aleatória, causam desconforto, rasgam o músculo e deformam a arcada dentária. Quando isso ocorre, é necessária uma cirurgia para removê-los. 

O primeiro passo pós-operatório do siso

Embora não seja uma cirurgia tão complexa, o repouso é extremamente necessário para uma boa recuperação, assim é possível evitar que os pontos se rompam.

Para isso, é indicado entre 5 a 7 dias de descanso absoluto, sem esforços, atividades físicas ou grande pressão do lado operado.

Além disso, é necessário evitar a exposição ao sol, assim como banhos muito quentes, pois o calor pode aumentar a iminência de sangramentos.

Alimentação de forma adequada

No pós-operatório do siso o paciente só poderá se alimentar, durante os dias de recuperação, com comidas frias e geladas e, de preferência, de forma pastosa.

A temperatura mais baixa dos alimentos ajudará a evitar possíveis sangramentos e hemorragias. É crucial que comidas com temperaturas mais altas sejam excluídas, principalmente nas primeiras 24h após a cirurgia.

Leia também:

A higienização bucal

Apesar de estar com uma ferida na área da gengiva, uma boa higienização deve ser feita, pois o acúmulo de resíduos alimentares pode acarretar a proliferação de bactérias e gerar uma infecção na área operada.

Para evitar esse quadro, é preciso seguir alguns passos para uma higienização correta:

  • Faça movimentos mais suaves para prevenir lesões no local da cirurgia;
  • Use uma escova com cerdas macias para a escovação;
  • Durante as primeiras 24h evite a escovação ao redor da área operada;
  • Ao usar o fio dental, faça movimentos delicados e leves, sempre evitando o local da cirurgia;
  • Use com moderação o creme dental para evitar ardência;
  • Utilize o antisséptico recomendado pelo seu dentista.

O que fazer para evitar o inchaço e a dor?

Nos primeiros dias, recomenda-se o uso de compressas geladas e, após as primeiras 72h, compressas quentes são as mais indicadas.

O procedimento deve ser feito três vezes ao dia, por vinte minutos cada. Isso evita a dor excessiva quando o efeito da anestesia passar. Além disso, o cirurgião-dentista pode receitar analgésicos via oral para amenizar a dor.

Atenção para alguns sinais

Caso você sinta algum desconforto fora do comum, como sangramentos, dores na região mandibular, inchaços, abscesso ou infecções, procure seu odontólogo com urgência.

O retorno também deve ser feito quando a recuperação ocorre sem complicações, geralmente por volta dos sete ou dez dias após a retirada dos pontos.

Os perigos de uma infecção dentária

É fundamental que os cuidados e recomendações do dentista sejam seguidos rigorosamente. Do contrário, existe o risco de infecções que, em casos mais graves, podem levar à sepse (infecção generalizada). 

Então, para você ficou claro o que são e quais os cuidados deve ter durante o pós-operatório do siso? Esperamos que sim. Confira também: Vale a Pena Contratar um Plano Odontológico para Empresa?

cuidados pós-cirurgiapós-operatório

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

O pós-operatório do siso é um processo que requer bastante cuidado. Nessa fase é preciso atenção redobrada com o tratam...

O pós-operatório do siso é um processo que requer bastante cuidado. Nessa fase é preciso atenção redobrada com o tratam...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...