Você já se questionou sobre qual a diferença entre um médico generalista e um clínico geral? Entre as duas áreas de atendimento existem pequenas diferenças, como formação, demandas e locais de atendimento.
A Samel preparou este conteúdo, ressaltando a diferença entre essas duas vertentes do atendimento geral e especializado.
Aproveite a leitura!
Um médico generalista é um profissional recém-formado na faculdade de medicina que não optou por uma especialização.
Este profissional tem uma visão mais abrangente dos pacientes que atende, orientando à prevenção de doenças e ao tratamento delas, fazendo, desta forma, uma rápida triagem, podendo vir a descobrir doenças mais graves e crônicas.
Caso necessário, o generalista pode encaminhar para um profissional especializado para que o paciente receba o tratamento mais adequado.
A rotina de um médico generalista consiste em:
Entretanto, suas demandas são mais amplas, podendo atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS), convênios particulares, entre outros modelos de atendimentos.
Como dito antes, o médico generalista é responsável pela realização de diagnósticos mais simples, interpretação, pedidos de exames e prescrição de tratamentos.
Normalmente os atendimentos de um médico generalista são feitos em prontos-socorros, postos de saúde e hospitais.
Em todo caso, não existe lei que proíba um médico generalista de realizar procedimentos cirúrgicos ou qualquer outro tipo de atendimento.
Mas, caso haja algum tipo de complicação ou problema e o médico não for um especialista, poderá ser processado por imperícia e terá seu CRM cassado.
Para um clínico geral o método muda. Para isso é preciso entender que:
Um recém-formado só pode tornar-se clínico geral se fizer a especialização, caso contrário permanecerá como generalista.
O clínico geral é responsável por efetuar o primeiro atendimento, prescrever tratamentos, fica encarregado de casos mais específicos e, caso necessário, pode encaminhar para outros especialistas.
Ainda depois de formado na especialização em clínico geral, pode fazer mais uma subespecialização dentro das outras áreas de atuação da medicina.
O clínico geral normalmente atua em atendimentos particulares, atendimentos familiares, urgência e emergência. Tratando, desta maneira, de forma direta com os pacientes como a primeira linha de atendimento.
Leia mais:
De modo geral, este profissional atua, diretamente, dentro de consultórios médicos e, muitas vezes, como plantonista.
Como falado acima, todo e qualquer médico está apto para realizar cirurgias e isso não muda para o clínico geral.
Entre diversas diferenças como métodos de atendimentos, locais de atuação e rotinas de trabalho, a principal delas é a especialização do profissional.
Para ser um clínico geral é necessário obter especialização em clínica geral ou medicina interna.
Agora, caso o profissional continue sem essa especialização, continuará como médico generalista.
E agora para você ficou claro qual a diferença entre um médico generalista e clínico geral? Acesse também outros conteúdos do nosso blog.
Leia: Candidíase: Como prevenir infecções fúngicas na região íntima?
Você já se questionou sobre qual a diferença entre um médico generalista e um clínico geral? Entre as duas áreas de atendimento existem pequenas diferenças, como for...
Você já se questionou sobre qual a diferença entre um médico generalista e um clínico geral? Entre as duas áreas de atendimento existem pequenas diferenças, como for...
Esqueci de tomar antibiótico! Quantas vezes não nos deparamos com essa frase? A Samel desvendou ...
Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...
Você sabia que tomar medicamentos pode interferir nos resultados dos seus exames laboratoriais? Isso mesmo! ...