Uma nova década está prestes a começar e, por coincidência, estamos na época das festividades do Natal e do Ano Novo. Tudo converge para que façamos uma análise sobre nossas atitudes, saúde, relacionamentos, objetivos profissionais e novos projetos.
Pensando nisso, a Samel convidou a psicóloga Lidiane Varela (CRP 20/08373), para fazer recomendações sobre o momento de reflexão, a partir do universo da psicologia e das boas práticas da saúde.
É certo que esse ano teve seus momentos bons e ruins, mas para que os momentos desagradáveis não tomem proporções exageradas, Lidiane recomenda: “Faça uma lista dos acontecimento e identifique o lado bom de todos. Tente focar no sentimento de gratidão e mantenha seus pensamentos sempre positivos”.
Você já deve ter ouvido falar sobre aquelas iniciativas e promessas que fazemos nas festas de fim de ano, mas que quase nunca conseguimos realizar. Uma das técnicas para não procrastinar é dividir a sua meta em mini tarefas. Assim, você não têm a impressão de que precisa realizar um grande esforço para atingir seu objetivo. No entanto, primeiro “é necessário identificar o que queremos e precisamos mudar. Em seguida, estar disposto a sair da zona de conforto, estabelecer meta e manter o foco.”, alerta a entrevistada.
Nessa época de fim de ano, a mensagem de comunhão e recomeço está sempre presente. Tempo de mensurar se vale mesmo a pena nutrir sentimentos ruins nesse momento de transição. Segundo Varela, “É época de reflexão, de liberar os sentimentos ruins guardados por tanto tempo por algumas pessoas. Manter essas lembranças só nos fazem mal e o maior prejudicado é você mesmo. Faça isso por você e recomece o ano com relacionamentos saudáveis”.
“Dependendo do grau da ansiedade, de fato planejar muitas coisas pode ser difícil. O ideal é incluir nos seus planos algumas metas pontuais e atividades mais tranquilas como: Ouvir música, caminhar, meditar e incluir o cuidado com a saúde mental, iniciar ou dar continuidade ao acompanhamento psicológico. Terapia é fundamental.”, diz Lidiane.
Para manter a qualidade das reflexões de fim de ano, devemos tomar alguns cuidado. Essencialmente na hora de alimentar alguns pensamentos, sabendo disso, Lidiane alerta que, além de evitar pensamentos negativos e depreciativos, também precisamos “evitar pensar demais ou planejar muitas coisas. Principalmente se você não costuma cumprir metade delas. Isso pode gerar frustração e ansiedade. Ao invés disso, tente manter o foco em desfrutar esse momento tão especial. Viva um dia de cada vez.”
Sabendo desses momentos de reflexão de fim de ano, a Samel iniciou uma campanha de valorização da vida e dos momentos singelos. (Clique aqui para ver o projeto). Um dos objetivos da iniciativa é informar a população que além de cuidar da saúde física, com checkups e tratamentos, também precisamos cuidar da saúde mental. Desenvolver os costume de apreciar os minutos simples e felizes também ajudam a melhorar a qualidade dos nossos pensamentos. Ainda nessa conversa, com a psicóloga Lidiane Varela, complementa que: “Viver bem, também requer uma relação saudável com você mesmo e com os outros. É preciso olhar de dentro pra fora e ajustar o que está fora do lugar, para que a felicidade de fato seja verdadeira. E por mais simples que parece esse problema, a ajuda profissional é fundamental quando não conseguimos esses ajustes necessários. Cuidar da saúde mental é preciso!
Você pode estar em uma multidão e se sentir sozinho ou sozinha. Pode receber muitas mensagens positivas, mas não conseguir acreditar em nenhuma delas. Procure ajuda de um familiar, um amigo e compartilhe os momento simples, sendo feliz.”
Aproveite esse momento para refletir se você está bem consigo mesmo. Entenda que vivemos em um mundo acelerado que exige muito de nós o tempo todo e as pressões vêm de todos os lados. Como consequência dos tempos modernos, cobramos muito de nós mesmos e muitas vezes não damos conta.
Para não se prejudicar, tome algumas medidas saudáveis, como priorizar você mesmo. Faça o que gosta, estabeleça relações saudáveis. Tenha como meta ser feliz todos os dias. Acima de tudo, seja grato por cada oportunidade que a vida te dá. Seguindo essas dicas, seu ano novo vai começar com tudo.
Clique nos links a seguir e leia sobre como identificar alguns sintomas da depressão e os sintomas da ansiedade.
Gostou das dicas da Samel para começar um ano novo incrível? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais. Siga a Samel no Facebook e também no Instagram. Para outras dicas e informações, acesse nosso blog.
Uma nova década está prestes a começar e, por coincidência, estamos na época das festividades do Natal e do Ano Novo. Tudo converge para que façamos uma análise sobr...
Uma nova década está prestes a começar e, por coincidência, estamos na época das festividades do Natal e do Ano Novo. Tudo converge para que façamos uma análise sobr...
Esqueci de tomar antibiótico! Quantas vezes não nos deparamos com essa frase? A Samel desvendou ...
Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...
Você sabia que tomar medicamentos pode interferir nos resultados dos seus exames laboratoriais? Isso mesmo! ...
Deixe um comentário