Problemas de pele: Conheça os tipos de dermatite

Samel Saúde
27 de junho de 2017

Problemas de pele: Conheça os tipos de dermatite

Reação alérgica que pode surgir em qualquer faixa etária, desde recém-nascidos a idosos, a dermatite é um problema de pele muito comum que afeta grande parte da população.

Segundo o médico dermatologista do Hospital Samel, Carlisson Sena, “a doença gera diversos sintomas, como coceira, vermelhidão, descamação e até a formação de pequenas bolhas cheias de um líquido transparente, que podem aparecer em determinadas regiões, ou espalhadas por todo o corpo”.

Mas, por que isso acontece?

De acordo com o dermatologista, a dermatite pode surgir por diversos motivos, entre eles fatores genéticos e emocionais, e também pode ser desencadeada por agentes externos, como o clima frio e a oleosidade da pele.

Tipos mais comuns

Existem diversos tipos de dermatite, porém, as mais comuns são a dermatite de contato, a dermatite seborreica e a dermatite atópica.

Dermatite de contato: A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) afirma que existem dois tipos de dermatite de contato, que são a alérgica e a irritativa.

“A dermatite de contato alérgica é a alergia a alguma substância, como metais, níqueis e alguns odores que podem desencadear o surgimento desse tipo”, afirma o Dr. Carlisson. Os sintomas costumam aparecer de 1 a 2 dias após o contato com o agente alergênico, sendo a coceira um dos principais sinais.

Problemas de pele: Conheça os tipos de dermatite

A dermatite de contato irritante é a mais comum, e ocorre quando há a irritação da pele após o contato com produtos químicos, como ácidos, sabonetes e detergentes. “Ardência, dor e coceira podem ser percebidos, recorrentes a cada vez que o paciente entre em contato com a substância”.

Dermatite Seborreica: Este tipo de dermatite é um dos mais crônicos, causando vermelhidão e escamação da pele em algumas regiões da cabeça, como sobrancelhas, nariz e couro cabeludo. “A dermatite seborreica apresenta períodos de melhora e piora dos sintomas, por isso, é muito importante ficar atendo aos sinais. ”

Dermatite atópica: A dermatite atópica aparece em bebês, nas regiões externas dos braços e pernas e, em crianças e adultos, nas dobras do corpo, como cotovelo e joelhos e é caracterizada pelo aparecimento de lesões vermelhas acinzentadas, que causam coceira e descamação.

Tratamento

Assim como os sintomas, os tratamentos da doença variam de acordo com o seu tipo e intensidade. “Independentemente do tipo de dermatite que você tenha, o importante é não se automedicar e procurar a orientação de um dermatologista”.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Reação alérgica que pode surgir em ...

Reação alérgica que pode surgir em ...

MAIS LIDAS

Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...

A nova cepa do coronavírus foi identificada no Reino Unido, mas já está presente em ...

Samel trouxe dicas de especialistas para te ensinar como recuperar olfato e paladar perdidos durante ...