Conhecer o próprio corpo é uma maneira eficiente de identificar doenças ainda na fase inicial. O autoexame da mama é um exemplo clássico nesse sentido, que ajuda as mulheres a notarem de forma precoce o câncer de mama.
Quando feito corretamente, o autoexame pode ser um grande aliado no combate à doença, já que quanto mais cedo ela é descoberta, maiores as chances de cura.
Embora essa seja uma pauta frequente na mídia, falar do câncer de mama é sempre importante, afinal a doença continua fazendo um grande número de vítimas a cada ano.
E por falar nisso, você já fez o autoexame? Sabe como proceder?
Para ajudar você, a Samel trouxe neste conteúdo o passo a passo para realizar o autoexame da mama em casa de forma eficiente e segura.
Acompanhe!
É um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas das células. Quando isso ocorre, um conjunto de células passa a se dividir descontroladamente dando origem ao câncer de mama.
No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Para o ano de 2020 foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos a cada 100 mil mulheres.
Os números preocupam as entidades de saúde, que anualmente realizam a campanha Outubro Rosa. O movimento visa alertar as mulheres quanto aos riscos da doença, incentivando inclusive o autoexame da mama como forma de prevenção.
O autoexame é o exame realizado pela própria mulher, por meio do toque e observação de outros sinais na região das mamas que podem indicar a presença do câncer.
Ele é fundamental para identificar nódulos e demais anomalias que podem comprometer a saúde. Durante a observação, a mulher precisa ficar atenta aos seguintes sinais:
Todas as mulheres devem fazer o autoexame da mama após os 20 anos. De preferência 7 dias após o início da menstruação, que é quando as mamas estão mais flácidas e indolores. A partir dos 35, é preciso aliar o autoexame às idas regulares ao médico, principalmente se a pessoa tem histórico de câncer na família.
Leia também:
– Exame de toque retal: 15 segundos que podem salvar uma vida
– Homens também podem desenvolver câncer de mama
Para tornar o autoexame prático e eficiente, existem três formas recomendadas pelos médicos: em frente ao espelho, em pé durante o banho e deitada.
Como fazer a palpação em pé
Como fazer a palpação deitada
Como fazer a observação em frente ao espelho
Embora o autoexame seja importante para notar o câncer, ele não é o diagnóstico da doença. Por isso, se você perceber qualquer tipo de alteração na região mamária, o mais indicado é buscar ajuda médica o quanto antes.
O especialista irá solicitar exames específicos, de imagem ou biópsia, para fazer a prova e descartar ou não o câncer de mama.
Pronta para fazer seu autoexame da mama? Esperamos que as informações deste conteúdo tenham ajudado você. A Samel disponibiliza um infinidade de conteúdos gratuitos sobre saúde no nosso blog. Leia também: Qualidade de vida no novo normal: 5 hábitos para adotar hoje mesmo.
Conhecer o próprio corpo é uma maneira eficiente de identificar doenças ainda na fase inicial. O autoexame da mama é um exemplo clássico nesse sentido, que ajuda as mulheres a nota...
Conhecer o próprio corpo é uma maneira eficiente de identificar doenças ainda na fase inicial. O autoexame da mama é um exemplo clássico nesse sentido, que ajuda as mulheres a nota...
Esqueci de tomar antibiótico! Quantas vezes não nos deparamos com essa frase? A Samel desvendou ...
Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...
Você sabia que tomar medicamentos pode interferir nos resultados dos seus exames laboratoriais? Isso mesmo! ...