Obter um plano de saúde pode gerar dúvidas, isso porque muitos não entendem como cada modalidade de plano funciona e quais são as diferenças entre eles. Quando falamos especificamente de convênio médico empresarial, essa incerteza pode ser ainda maior.
Ao abrir uma empresa ou fazer parte dela, é possível fornecer ou adquirir um plano empresarial. Para isso, é necessário analisar alguns aspectos, principalmente em casos de pequenas e médias empresas, em que paira a seguinte dúvida: o que é melhor, contratar um convênio médico empresarial ou individual?
Para os individuais, qualquer pessoa física pode contratar o serviço. Já nos planos de saúde empresariais, o contrato é realizado apenas por intermédio de uma empresa, associação ou sindicato, podendo ser de três formas: planos coletivos empresariais; coletivos por adesão e planos de autogestão.
Além disso, existe também o chamado plano PME, adequado para pequenas e microempresas que contam com carências diferenciadas.
Por vezes, principalmente no caso de pequenas e microempresas, os empresários ficam incertos se é mais vantajoso cada um ter seu plano individual ou contratar um PME. Por isso, vamos listar algumas diferenças entre o convênio médico empresarial e o individual.
Geralmente, os planos individuais costumam contar com preços mais altos. Mas também é preciso analisar o reajuste. Para os individuais, o reajuste é regulado pela ANS (Agência Nacional da Saúde). Já nos empresariais, isso não ocorre, ficando ele vinculado à utilização dos colaboradores, ou seja, é feito um cálculo de acordo com as consultas e exames realizados no período.
Portanto, é ideal que haja senso coletivo e consciência por parte dos usuários para um melhor proveito do benefício e para evitar um aumento excessivo na mensalidade.
No plano individual e no coletivo, a carência fica de acordo com o estabelecido pela operadora de saúde. Já para convênio médico empresarial, dependendo do modelo, não há tempo de carência.
Nos individuais, não é possível que a operadora faça a rescisão unilateral. Ela só é permitida nos planos coletivos e em casos de inadimplência ou fraude. Além, claro, do desligamento do colaborador.
Portanto, é ideal que seja avaliado todos os aspectos para a decisão de qual tipo de plano mais se adequa às necessidades de cada um.
Para quem acredita que os convênios empresariais são mais vantajosos, a Samel, operadora de plano de saúde, oferece opções de plano PME e plano empresarial. O convênio tem atendimento personalizado e está entre os 10 maiores da região norte. Também são oferecidos planos individuais, abrindo um leque de possibilidades para que seus clientes escolham o modelo de convênio que mais lhe agradar.
Quer consultar mais informações? Então acesse o site da Samel e aproveite!
Obter um plano de saúde pode gerar dúvidas, isso porque muitos não entendem como cada modalidade de plano funciona e quais são as diferenças entre eles. Quando falamos especificamente de convênio m...
Obter um plano de saúde pode gerar dúvidas, isso porque muitos não entendem como cada modalidade de plano funciona e quais são as diferenças entre eles. Quando falamos especificamente de convênio m...
Esqueci de tomar antibiótico! Quantas vezes não nos deparamos com essa frase? A Samel desvendou ...
Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...
Você sabia que tomar medicamentos pode interferir nos resultados dos seus exames laboratoriais? Isso mesmo! ...