Com o tema “Eu Salvo Vidas”, campanha ressaltou a importância de lavar as mãos para combater infecções como a do novo coronavírus
Lavar as mãos: um hábito simples, mas de fundamental importância dentro e fora do ambiente hospitalar para a prevenção de doenças e infecções como a do novo coronavírus, cuja contaminação pode ser evitada com a adoção da higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool gel. E foi com o compromisso de ressaltar a importância desse pequeno hábito que pode preservar a saúde, os Hospitais dos Planos de Saúde Samel promoveram, no período de 26 a 28 de agosto, a Campanha de Higienização das Mãos 2020.
Trazendo o tema “Eu Salvo Vidas”, a campanha foi idealizada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e realizada no mês de agosto devido a atual pandemia de Covid-19. “Inicialmente a campanha deveria ter sido realizada no início do mês de maio, quando é comemorado o Dia Mundial de Higienização das Mãos, data estabelecida pela OMS. Entretanto, por conta da pandemia do novo coronavírus, esperamos o momento mais oportuno para a realização da campanha junto aos nossos colaboradores, tanto das áreas assistenciais, quanto das administrativas”, ressaltou o enfermeiro Raimundo Neto, integrante do SCIH.
Durante o evento, que aconteceu no Hospital Matriz, Centro de Manaus, foram realizadas palestras ministradas por profissionais de saúde da Samel e convidados, como a enfermeira Aline Araújo, da empresa Rioquímica, parceira da instituição, que explanou sobre a importância dos profissionais de saúde no combate às infecções.
Os três dias de evento também trouxeram jogos de tabuleiro e dinâmicas, além do concurso “Mãos Limpas Salvam Vidas”, onde os colaboradores deveriam formar equipes com integrantes dos seus próprios setores, criar ações de incentivo à higienização das mãos em seu ambiente de trabalho e registrá-las em fotos e vídeos, que foram analisados pelo SCIH.
Ao todo, seis setores participaram do concurso e apresentaram suas ações, entre elas, jogo da memória, onde os participantes aprenderiam o passo a passo da higienização correta das mãos de forma divertida; alertas visuais expostos no leito dos pacientes, para lembrar o profissional de higienizar as mãos durante a assistência, entre outras.
O setor de Contas Médicas foi o grande campeão do concurso por criar o “Cantinho da Higienização”, onde foi disponibilizado álcool gel, água, sabão e quadros com lembretes para a prática da lavagem das mãos no ambiente de trabalho e ganhou um jantar especial.
O último dia de campanha contou com a divertida presença dos palhaços Risotril e Paracetamau, que junto à equipe do SCIH, visitaram os setores assistenciais e administrativos para ensinarem a técnica correta da higienização das mãos de forma lúdica e criativa.
Através da Campanha de Higienização das Mãos 2020 – Eu Salvo Vidas, os colaboradores do Grupo Samel passaram por uma reciclagem sobre a técnica correta da higienização das mãos onde foi reforçada a importância do hábito, que pode salvar muitas vidas.
Com o tema “Eu Salvo Vidas”, campanha ressaltou a importância de lavar as mãos para combater infecções como a do novo coronavírus
Lavar as mãos: um hábit...Com o tema “Eu Salvo Vidas”, campanha ressaltou a importância de lavar as mãos para combater infecções como a do novo coronavírus
Lavar as mãos: um hábit...Esqueci de tomar antibiótico! Quantas vezes não nos deparamos com essa frase? A Samel desvendou ...
Resultados apontam redução no tempo médio de internação, no número de mortes e na realização ...
Você sabia que tomar medicamentos pode interferir nos resultados dos seus exames laboratoriais? Isso mesmo! ...